(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barragem que se rompeu passava por obras, afirma Samarco

Empresa disse que abriu um procedimento de investigação para checar as causas da tragédia. Barragem passava por obra de preparação para aumentar capacidade


postado em 06/11/2015 15:35 / atualizado em 10/11/2015 11:34

Ver galeria . 24 Fotos Rompimento de barragens de Fundão e Santarém causa enxurrada de lama e destrói o distrito de Bento Rodrigues divulgação/Corpo de Bombeiros
Rompimento de barragens de Fundão e Santarém causa enxurrada de lama e destrói o distrito de Bento Rodrigues (foto: divulgação/Corpo de Bombeiros )

A empresa Samarco confirmou em coletiva na tarde desta sexta-feira que uma obra para aumentar a capacidade de uma das represas acontecia no momento do rompimento em Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Porém, afirmou ainda que não tem explicação para a tragédia e que uma investigação foi aberta para checar as causas. Já foi confirmada uma morte e o desaparecimento de pelo menos 13 funcionários que trabalhavam para a empresa. Número de moradores que ainda não foram encontrados está sendo computado pela Defesas Civil do município.

De acordo com o presidente da empresa, Ricardo Vescosi, o rompimento da primeira barragem ocorreu por volta das 15h e que todos os procedimentos do plano de emergência foram realizados. “Entramos em contato com as autoridades, conforme o plano. Em seguida, tivemos o rompimento da Santarém (segunda barragem), que é de água e fica após a barragem de Fundão. Esse rompimento da barragem de rejeitos, em seguida, provoca uma onda que se propaga e atinge a comunidade de Bento Rodrigues”, explica.
(foto: EM/D.A press)
(foto: EM/D.A press)

No momento do acidente, operários de empresas terceirizadas e da Samarco faziam obras no local. O presidente confirmou que 13 trabalhadores seguem desaparecidos. Eles realizavam um serviço para aumentar a capacidade da represa. “A obra é natural para operações de rotinas da barragem e o alteamento da barragem de Fundão, que é um alteamento licenciado dentro de todos os protocolos do Estado de Minas Gerais”, disse.

O presidente também informou que as operações aconteciam sem nenhum impedimento. “Importante relatar que essas operações das barragens de Fundão e Santarém são regulares, licenciadas, monitoradas dentro do melhor padrão que a gente conhece, dentro do que a técnica preconiza”, comentou.

A empresa já abriu um procedimento de investigação para tentar chegar até as causas da tragédia. “Não temos condições de afirmar nada neste momento. Estamos inciando o processo de investigação técnica para chegar as causas”, afirmou o Germano Silva, gerente-geral de projetos e coordenador do plano de ações emergenciais da Samarco.

Segundo o gerente, no momento do rompimento das barragens, funcionários estavam construindo um dreno interno em uma das estruturas. “A obra que esta sendo feita é uma preparação para o alteamento da barragem. A barragem é alteada com próprio rejeito. Ela possui licenciamento e atende as normas técnicas brasileiras e internacionais. No momento, estávamos construindo um dreno interno”, comentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)