(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barra Longa é atingida pela lama de rompimento de barragens

Cidade a quase 60 quilômetros de Mariana foi tomada pela lama, que inundou pelo menos 40 imóveis e isolou duas comunidades rurais. O número de desalojados ainda é desconhecido


06/11/2015 09:35 - atualizado 10/11/2015 11:32

Ver galeria . 18 Fotos Cidade de Barra Longa foi atingida pelo rompimento de barragens em MarianaGermano Vieira/Divulgação
Cidade de Barra Longa foi atingida pelo rompimento de barragens em Mariana (foto: Germano Vieira/Divulgação )

O desespero tomou conta da população de Barra Longa, que fica a 58 quilômetros de Mariana, na madrugada desta sexta-feira. Por volta da 1h, a lama que jorrou do rompimento das barragens da Samarco chegou pelos rios que cortam a cidade, alagando duas comunidades rurais e o centro, que pode decretar situação de emergência.

“A gente já esperava isso. Teve gente que perdeu casas nas comunidades (Gesseira e Barretos, a 16 e 22 quilômetros de Barra Longa, respectivamente). Aqui no centro, quintais, muros derrubados, campos de futebol, derrubaram tudo”, explica Germano Vieira, assessor do gabinete do prefeito da cidade. 

Segundo Vieira, o prefeito Fernando Carneiro seguiu para os povoados na manhã desta sexta-feira. O acesso aos locais está muito difícil, pois a ponte sobre o Rio Gualaxo, principal via para Barra Longa, foi levada pela correnteza. Moradores que ficaram desalojados foram para as casas de parentes. 

A lama com os rejeitos da mineração fez o Rio Carmo, que corta a cidade, subir cinco metros, tomando a praça e alagando ao menos 40 casas, além do comércio. Não há relatos de feridos ou mortos. A cidade aguarda a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Ponte Nova, que atendem o município.

Enquanto a ajuda não chega, funcionários da prefeitura, com máquinas, e a Polícia Militar ajudam as vítimas. Eles também ligaram várias vezes para a Samarco, que teria dito que estava avaliando a situação, mas não deu previsão de chegada. Ainda segundo Germando Vieira, a prefeitura deve decretar situação de emergência.

Ver galeria . 24 Fotos Rompimento de barragens de Fundão e Santarém causa enxurrada de lama e destrói o distrito de Bento Rodrigues divulgação/Corpo de Bombeiros
Rompimento de barragens de Fundão e Santarém causa enxurrada de lama e destrói o distrito de Bento Rodrigues (foto: divulgação/Corpo de Bombeiros )

(foto: Soraia Piva )

(foto: Arte Valf/Marcelo Monteiro/Paulinho Miranda/Janey Costa/Soraia Piva )
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)