(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque Nacional da Serra do Cipó é fechado para combate a focos de incêndio

Voluntários permanecem em áreas atingidas para combate durante a noite. Na última semana, um incêndio no Parque Estadual do Rola Moça destruiu cerca de 25% da vegetação da reserva. Governo estadual decretou situação de emergência e liberou R$ 8 mi para ações emergenciais


postado em 20/10/2015 21:00 / atualizado em 21/10/2015 18:24

Incêndio no parque da Serra do Cipó chega, nesta quarta-feira, ao sexto dia(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
Incêndio no parque da Serra do Cipó chega, nesta quarta-feira, ao sexto dia (foto: Beto Novaes/EM/DA Press)

O Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas, fechou suas portas para visitações a partir desta terça-feira. A entrada do público fica proibida até que o incêndio que atinge a vegetação há cinco dias seja controlado. Ao todo, 395 focos de calor, devido aos incêndios, já foram confirmados na área. Voluntários permanecem no combate às chamas, durante esta noite, em um novo foco, na Região da Farofa de Cima. No último fim de semana, foram registrados 26 focos de incêndio nas unidades de conservação estaduais. O mais grave o ocorreu no Parque Estadual do Rola Moça e destruiu 25% da área da reserva.

De acordo com a direção do Parque Nacional da Serra do Cipó, a suspensão das visitas foi adotada para preservar o público durante o combate aos focos de incêndio e a unidade será reaberta tão logo o trabalho de rescaldo seja concluído. O fogo começou na sexta-feira, atingindo áreas próximas ao parque, em Morro do Pilar, Itabira, Jaboticatubas e Nova União. No sábado, alguns focos já consumiam áreas dentro dos limites do parque.

No domingo, após um sobrevoo de reconhecimento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classificou o incêndio como nível 3. Mais de 120 pessoas integram as equipes de brigadistas e voluntários que atuam no combate. Na segunda-feira, a operação recebeu o apoio de um helicóptero da Polícia Militar (PM) para o transporte de brigadistas e da equipe de apoio, devido às dificuldades de acesso, por se tratar de região de relevo acidentado.

Já nesta terça-feira, uma pista de pouso vizinha foi posta de prontidão para receber aviões air tractor, de combate às chamas, caso necessário. Ainda segundo a direção do parque, a operação conta com o apoio de caminhões-pipa das prefeituras de Jaboticatubas e Santana do Riacho para abastecimento de reservatórios a serem usados na operação.

Ajuda e doações

O Parque Nacional da Serra do Cipó e a APA Morro da Pedreira estão tomando as medidas necessárias e convocam a população local, bem como dos arredores, para atuar como voluntários no suporte à brigada ou na doação de itens como alimentos não perecíveis, água mineral, compostos para reidratação, como isotônicos e similares. Para saber como ajudar, o interessado deve entrar em contato pelo número (31) 3718-7475.

Parque Estadual do Rola Moça

O incêndio na área do parque do Rola Moça se estendeu durante seis dias, na semana passada. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), a área atingida foi de 1.009 hectares, o que equivale a cerca de mil campos de futebol. A área total da reserva é de 3.941 hectares. Nesta terça-feira, o fogo no parque encontra-se debelado.

Governo disponibiliza recursos

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel anunciou, na manhã de segunda-feira a liberação de R$ 8 milhões para combater os incêndios no estado. A informação foi dada pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz. O dinheiro será destinado à compra de equipamentos, ao aluguel de aviões e a outras ações emergenciais, já aprovadas.

O Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em todo o estado em decorrência dos focos de incêndio que assolam reservas naturais e outras áreas florestais. A situação de emergência vai vigorar pelos próximos 90 dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)