(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de BH assina pacto mundial para reduzir a fome

Marcio Lacerda participa hoje, na Itália, de entrega de documento assinado por 100 prefeitos em todo o mundo à Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivo é evitar a falta de alimentos e aumentar a sustentabilidade mundial


postado em 16/10/2015 10:59 / atualizado em 16/10/2015 11:19

Prefeito Marcio Lacerda durante o lançamento do Pacto pela Política Alimentar Urbana(foto: Stephania Aleixo/PBH)
Prefeito Marcio Lacerda durante o lançamento do Pacto pela Política Alimentar Urbana (foto: Stephania Aleixo/PBH)

O prefeito Marcio Lacerda participa nesta sexta-feira, em Milão, na Itália, da entrega de um documento à Organização das Nações Unidas (ONU) assinado por 100 prefeitos de vários países que pretende reduzir os problemas causados pela fome no mundo. O Pacto pela Política Alimentar Urbana foi assinado ontem e será entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante a comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

O objetivo do documento é estipular padrões de segurança alimentar e sustentabilidade, que possam garantir a excelência na produção, processamento, distribuição e consumo dos alimentos. O projeto do pacto está baseado em quatro princípios: garantia de alimentação saudável para todos, promoção e sustentabilidade do sistema alimentar, educação do público para uma alimentação saudável e redução do desperdício.

Em cima desses princípios serão discutidas alternativas que possam ser aplicadas de acordo com a realidade de cada um dos municípios signatários do documento, como Moscou, na Rússia, Dakar, no Senegal, Bruxelas, na Bélgica, e Barcelona, na Espanha. O prefeito de BH destacou que a capital entrega anualmente mais de 70 milhões de refeições para escolas, creches, asilos e outras instituições conveniadas e também possui importantes programas e projetos nesta área. Um dos exemplos são as hortas escolares e comunitárias, além de capacitação profissional, orientação nutricional, comercialização e distribuição de alimentos.

"Belo Horizonte foi a primeira cidade do Brasil a adotar uma política de alimentação gratuita para os moradores de rua. Em Belo Horizonte ninguém precisa passar fome. Todos podem contar com a assistência da prefeitura", afirma o prefeito. Segundo Lacerda, BH é procurada constantemente por outros países para mostrar sua política de segurança alimentar. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)