(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Calor e feriado fazem população lotar áreas de lazer de Belo Horizonte

Alta temperatura e folga na segunda-feira foram um convite à ocupação de praças, parques e áreas de lazer na capital


postado em 13/10/2015 06:00 / atualizado em 13/10/2015 12:56

Ontem foi dia de comemorar a volta das fontes da Praça da Estação, que virou praia para muita gente(foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)
Ontem foi dia de comemorar a volta das fontes da Praça da Estação, que virou praia para muita gente (foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)

Calor acima dos 30 graus, segunda-feira de feriado, além de pais e filhos dispostos a aproveitar o Dia das Crianças em família. A combinação foi perfeita para lotar parques, praças e áreas de lazer de Belo Horizonte – especialmente aqueles em que a proximidade com a água ajudava a driblar os efeitos do sol. A Região da Pampulha, parques como o Municipal e o das Mangabeiras e praças da capital foram pontos de encontro de crianças e adultos para aproveitar o último dia do feriadão na capital.

Na Praça Rui Barbosa, integrantes do movimento Praia da Estação comemoram ontem a volta à operação da fonte, que estava desativada desde novembro de 2013. No primeiro fim de semana do mês, o grupo havia se deslocado para a praça da Savassi. No mesmo dia, os aspersores do espaço na área central voltaram a funcionar.

Desde o dia 3, a fonte da Praça da Estação funciona diariamente em três horários: das 9h às 11h, das 13h às 16h e das 19h às 21h. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a fonte ficou parada para manutenção no mecanismo das bombas. “Fiquei sabendo que o pessoal viria para cá. Não faço parte do movimento, mas sou a favor das ocupações dos espaços públicos”, disse a estudante Ymaé Eliza, de 15 anos.

No Parque das Mangabeiras, o cardápio de atrações era para os pequenos, no 29º Fantástico Mundo da Criança. “Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.” A frase do escritor mineiro Fernando Sabino (1923-2004) soou como convite para quem esteve na festa, que homenageou o escritor mineiro. A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas brincaram e assistiram às atrações. O leque de opções contava com pula-pula, pista com minicarros e minimotos motorizados, pintura no rosto e apresentações teatrais. Atividades para não deixar ninguém parado.

Jéssica Maia Fonseca de Oliveira, de 12 anos, aproveitou o pula-pula. Entre um salto e outro, uma pirueta no ar. “É a primeira vez que venho a este parque. Gostei muito e estou adorando as brincadeiras”, disse a menina, que foi com os pais, Maura Ribeiro, de 31, e João Mário, de 42. A assistente financeira Francine Pimentel, de 28, também aproveitou o dia ensolarado para passear com as sobrinhas Ana Luíza, de 10, e Laís, de 2. “Vi na internet. É uma boa programação, mas poderia haver mais atividades para crianças de 0 a 2 anos.” Foram três dias de atrações, iniciadas na sexta-feira.

Muitos adultos mataram saudade do tempo em que brincavam no parque. É o caso do economista Luís Fernando de Antônio, de 38, que veio de Macaé com a mulher, Bárbara Gomes, de 35, para apresentar o parque ao filho Guilherme, de 2. “Sou natural de BH, mas vivo em Macaé. Quando era criança, eu vinha muito. Hoje trouxe meu filho para conhecer”, disse o empresário. A beleza do parque foi elogiada por Bárbara. “O clima aqui é muito bom. O parque é maravilhoso.” O verde do parque, as fontes e o belo dia de sol foram um convite para o piquenique. Muitas famílias estenderam as toalhas pelo gramado e compartilharam o lanche.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)