
O Estado de Minas teve acesso a um áudio em que um piloto que participa das buscas fala dos seus esforços para encontrar os desaparecidos. “O avião do salva-aéreo refez a provável rota deles umas seis vezes e não achou. Sobrevoou a serra ali em Ouro Preto e não viu nada. Agora, está indo para o plano B, que talvez ele possa ter contornado o terminal por cima, pelo setor Norte. Ele vai passar ali por dentro, por Conceição do Mato Dentro e Serra do Cipó para ver se acha a aeronave por lá. Até agora, nem rastro”, diz a mensagem.
Força Aérea Brasileira (FAB) também faz buscas sobrevoando a região. Segundo o tio, João Paulo é solteiro e mora com a mãe. “Ele perdeu o pai dele em 21 de agosto, vítima de câncer”, contou o tio. Segundo ele, não chovia quando o avião decolou e a família está esperançosa de encontrar o piloto e o proprietário bem.

Dennis confirmou que o avião desaparecido está com o documento de Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencido em agosto. “É por isso que não poderiam fazer o plano de voo. Estavam indo para o aeroporto de Pará de Minas para renovar a documentação. E para isso, teriam que levar a aeronave de qualquer maneira, porque lá os mecânicos olham e deixam tudo pronto para o voo. Além disso, parece que já havia lá um possível comprador para a aeronave”, contou o amigo.
O administrador aeroportuário do Aeroporto de Pará de Minas, Gustavo Melo Faria, conta que o monomotor saiu do ponto de origem por volta das 11h30 com pouso previsto na cidade para as 13h. Eles aguardaram cerca de quatro horas para o caso de ter acontecido algum imprevisto, como atraso ou parada para reabastecer. Às 17h, eles entraram em contato com o Comando Aéreo Regional (Comar), em Belo Horizonte, para solicitar uma equipe de resgate para fazer o caminho inverso de Pará de Minas até o local da decolagem.

Fausto é divorciado, tem 35 anos e um filho, segundo Dennis. “O aniversário dele é agora dia 16”, contou o amigo. João Paulo é o caçula do empresário José Carlos Araújo, que também era piloto e morreu em agosto.
