(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio que destrói Parque Estadual Serra da Boa Esperança há três dias segue descontrolado

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos cinco focos seguem em locais onde os brigadistas não conseguem chegar. Combate continua nesta quarta-feira


postado em 22/09/2015 19:34 / atualizado em 22/09/2015 19:38

Ver galeria . 5 Fotos Depois de quase 48 horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça nesta terça-feiraCorpo de Bombeiros/Divulgação
Depois de quase 48 horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça nesta terça-feira (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação )

O incêndio que destrói o Parque Estadual Serra da Boa Esperança, na Região Sul de Minas Gerais, segue descontrolado. Pelo menos cinco focos seguem em locais onde os brigadistas não conseguem chegar. Nestes pontos, o combate está sendo feito por duas aeronaves do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Os trabalhos, que já duram três dias, foram interrompidos no início da noite desta terça-feira por motivos de segurança. As chamas voltam a ser combatidas na manhã de quarta-feira. A estimativa é que mais da metade da reserva ambiental, que tem 5,9 mil hectares, foi atingida.

O fogo começou no último sábado e se espalhou rapidamente por causa dos ventos fortes e do mato seco. As causas ainda são desconhecidas, mas a suspeita é que ele tenha sido criminoso. As chamas atingiram dezenas de espécies de animais e de plantas.

Nesta terça-feira, o combate foi realizado por 41 homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, guardas municipais, e brigadistas do IEF. Eles recebem apoio de duas aeronaves. Ainda existe muita dificuldade para apagar as chamas. “Existem pontos que não conseguimos ter acesso por terra. Há pelo menos cinco pontos inacessíveis. Somente as aeronaves, jogaram água na vegetação”, explica o segundo-tenente Riquelme Murta do Corpo de Bombeiros.

Os focos se concentram em duas regiões do parque, a Centro-Sul e a Noroeste, considerada a mais crítica. “Nessa região, o fogo está em uma área limítrofe, saindo do parque e em locais inacessíveis. Por isso, vamos nos concentrar na parte central”, afirma Murta. Os trabalhos foram encerrados por volta das 18h nesta terça-feira e vão retornar no início do dia de quarta-feira.

A área que foi consumida pelo incêndio ainda não foi mensurada, mas uma grande área já foi atingida. “Essa mensuração deve ser feita pelo IEF. Até o domingo a estimativa era que metade do parque tinha sido destruído, mas já queimou mais hoje. A perda é a fauna e a flora. No combate, avistamos alguns animais, como pássaros e roedores, mortos”, comenta o segundo-tenente.

Parque do Rola-Moça

Depois de quase 48 horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu no fim da manhã desta terça-feira controlar o incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Segundo a corporação, cerca de 100 homens, entre militares e brigadistas, fizeram o rescaldo da vegetação atingida pelas chamas para evitar o surgimento de novos focos de fogo no restante do dia. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) deve diculgar a área queimada nesta quarta-feira.

O combate ao incêndio na unidade de conservação localizada entre Belo Horizonte, Brumadinho, Ibirité e Nova Lima entrou hoje no terceiro dia. Fora de controle, as chamas chegaram a destruir pelo menos 450 hectares de mata ao longo dos dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)