(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após dois dias, incêndio no Parque do Rola-Moça é controlado

Chamas tiveram início na manhã de domingo e destruíram pelo menos menos 450 hectares de mata. Um balanço oficial sobre a área atingida ainda será divulgado


postado em 22/09/2015 11:35 / atualizado em 22/09/2015 11:59

Ver galeria . 11 Fotos Incêndio no Parque do Rola-MoçaPaulo Filgueiras/EM/D.A Press
Incêndio no Parque do Rola-Moça (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
Depois de quase 48 horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu no fim da manhã desta terça-feira controlar o incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Segundo a corporação, cerca de 100 homens, entre militares e brigadistas, fazem o rescaldo da vegetação atingida pelas chamas para evitar o surgimento de novos focos de fogo. Somente após essa etapa do trabalho, será a divulgada a extensão da área queimada, conforme o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O combate ao incêndio na unidade de conservação localizada entre Belo Horizonte, Brumadinho, Ibirité e Nova Lima entrou hoje no terceiro dia. Fora de controle, as chamas chegaram a destruir pelo menos 450 hectares de mata ao longo dos dias.

Reportagem do Estado de Minas desta terça mostra o trabalho intenso dos bombeiros sob sol escaldante para debelar o fogo que dizimou parte da vegetação do parque. Três mananciais usados pela Copasa para abastecimento foram afetados e o calor provocado pela queimada chegou a 200ºC.

Vídeo mostra riscos no combate a incêndio


De janeiro a setembro, o número de focos de calor em unidades de conservação estaduais e federais em Minas já supera em 10% o registrado no mesmo período do ano passado – passou de 2.848 para 3.126, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A unidade mineira mais afetada por queimadas este ano é o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco: foram 638 focos.

No Sul de Minas, no Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, no município de Boa Esperança, o Corpo de Bombeiros prossegue com os trabalhos de combate ao fogo que consumiu ao menos três mil hectares da unidade. Um avião fez um sobrevoo por volta das 5h30 de hoje e identificou cinco focos de incêndio.

Com informações de Mateus Parreiras


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)