(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas foi o segundo estado brasileiro em número de vítimas de tráfico de pessoas em 2013

Dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça nesta quinta-feira. Das 29 vítimas registradas em Minas, 23 foram encontradas em situação de trabalho escravo e outras três eram exploradas sexualmente fora do país


postado em 30/07/2015 16:30 / atualizado em 30/07/2015 18:20

O Ministério da Justiça divulgou nesta quinta-feira, o mais recente relatório nacional sobre o crime de tráfico de pessoas. Os dados, referentes ao ano de 2013, mostram Minas Gerais em segundo lugar no número de vítimas, 29, atrás apenas de São Paulo, com 184 pessoas. O levantamento foi divulgado na data que marca o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Para a elaboração do relatório, o Ministério solicitou dados dos boletins de ocorrências da Polícia Civil, e em alguns estados, da Polícia Militar. Conforme os documentos, em 2013, o número de vítimas de tráfico de pessoas em todo o país foi de 254 pessoas, a maioria para exploração sexual. No entanto, a pasta destaca que nem todos os estados responderam ao pedido do Ministério.

De acordo com o levantamento, das 29 vítimas em Minas Gerais, foram 23 registros de trabalho escravo, três de tráfico internacional para exploração sexual, um de tráfico internacional de criança/adolescente, e dois de remoção e compra ou venda de órgãos, respectivamente.

O estudo também aponta um aumento no número de denúncias sobre tráfico de pessoas recebidas de 2011 a 2013 em todo o país, em especial nos estados mais populosos. Em Minas Gerais, o número de denúncias saltou de duas em 2011 para 26 em 2013, ficando atrás de São Paulo (de duas para 37). Depois de Minas Gerais, vem o Rio de Janeiro, com aumento de denúncias de três para 22 em 2013.

No entanto, o Ministério da Justiça destaca que o aumento deve ser analisado com cautela. Isso porque ao mesmo tempo em que é possível que o crescimento reflita um aumento real do número de casos de tráfico de pessoas, ele pode estar relacionados à maior divulgação de canais de denúncia (como o Disque 100), ou a maior conscientização do crime. 

O levantamento também mostra que em Minas Gerais é o estado com o maior número de trabalhadores resgatados em operações de fiscalização para erradicação do trabalho estravo em 2013. Foram 25 ações realizada em Minas, com 26 estabelecimentos inspecionados. Naquele ano, 446 trabalhadores foram resgatados. Em São Paulo, foram 419 pessoas. Em seguida vem a Bahia, com 143.

Seds acompanha 33 casos em Minas

O Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) iniciou o acompanhamento de 33 situações, de janeiro a junho de 2015, e em 22 foram detectados indícios de prática desse tipo de crime, envolvendo 535 pessoas, entre vítimas e parentes. Os números também foram divulgados hoje.

Conforme a Seds, entre os atingidos pelo tráfico de pessoas em Minas, 33 são crianças ou adolescentes, 125 imigrantes - 112 haitianos e 12 bolivianos -, 33 pessoas de Minas Gerais, e o restantede outros estados. As modalidades recorrentes de tráfico são exploração laboral e trabalho infantil, adoção e exploração sexual.

A partir dos casos acompanhados pela PETP, que é um dos programas da Coordenadoria Especial de Prevenção da Criminalidade (Cpec) da Seds, foram identificados os seguintes fluxo smigratórios relacionados com a prática: migração de fora do Estado para Minas Gerais de pessoas do Espírito Santo, Bahia, Goiás, Piauí, São Paulo, Sergipe, Maranhão, Amapá, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Pará, e, dentro do estado. (Com Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)