
De acordo com as investigações, a dupla cometeu o crime motivada por vingança, uma vez que a vítima teria tentado roubar, dias antes, o veículo de Patrick, um Fiat Punto preto. Segundo relato de testemunhas, Patrick teria sido visto portando uma arma de fogo no dia do assassinato e, por isso, Salatiel não ofereceu resistência ao entrar no veículo dos autores.
A vítima foi levada para uma área dentro do Parque Estadual Serra do Rola Moça e, ao ser retirada do carro, foi esfaqueada por Patrick no pescoço com vários golpes. Ao cair no chão, o homem ainda foi atingido outras vezes no peito.
Após a morte de Salatiel, a dupla enterrou o corpo em um buraco e o cobriu com terra e galhos, escondendo-o em um local isolado. Conforme a delegada Valéria Decat, ao ser preso, Paulo Henrique contribuiu com as investigações e levou os policiais até o local onde o corpo foi escondido.
Paulo Henrique foi preso no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e Patrick Luan foi encontrado pela polícia no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a delegada, Patrick teria envolvimento com o tráfico de drogas na localidade.
