(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Adolescente de 13 anos morre ao levar choque em caixa de interfone de prédio no Bairro Buritis

Familiares informaram que Maria Eduarda do Prado Duarte foi abrir o portão do imóvel quando escorregou e se apoiou no objeto de metal que estava energizado


postado em 27/07/2015 16:28 / atualizado em 28/07/2015 13:12

Caixa de metal que a garota encostou e foi eletrocutada(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Caixa de metal que a garota encostou e foi eletrocutada (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Uma adolescente de 13 anos morreu eletrocutada ao encostar na caixa em que fica a fiação de interfones de um conjunto de prédios no Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte. Familiares informaram que Maria Eduarda do Prado Duarte, de 13 anos, foi abrir o portão do imóvel na tarde desta segunda-feira quando escorregou e se apoiou no objeto de metal que estava energizado. Ela chegou a receber atendimento de médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.

A tarde era para ser de arrumação para uma viagem e terminaria em comemoração do aniversário da mãe de Maria Eduarda. Segundo familiares, ela ajudava o tio a descer com acessórios que seriam levados para um passeio na terça-feira. Quando estava na garagem com dois travesseiros, o primo dela chegou. Foi então, que a garota foi abrir o portão.

No trajeto, Maria Eduarda passou por um canteiro, pisou na tela que protege o hidrômetro. O material se rompeu e a garota, para não cair, se apoiou na caixa que protege a fiação do interfone de três prédios. A menina levou um choque. O tio dela, que estava no carro, correu e conseguiu retirá-la. “Ouvi ela gritando, choque, choque. Eu consegui enrolá-la com os travesseiros e a retirei. Também fui atingido pelo choque”, disse o parente aos peritos que atenderam o caso.

Os familiares contaram que a menina começou a vomitar bastante. O Samu foi acionado e chegou a realizar manobras de ressuscitação. A suspeita é que ela tenha se engasgado com o vômito. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a jovem teve queimaduras e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Manobras de ressuscitação chegaram a ser feitas, mas sem sucesso.

Samu chegou a atender a menina(foto: Reprodução/TV Alterosa)
Samu chegou a atender a menina (foto: Reprodução/TV Alterosa)
Dentro da caixa de metal, a perícia encontrou um emaranhado de fios soltos, alguns com emendas. A Polícia Civil suspeita que o material pode ter encostado na parede do objeto e provocado a energização. O síndico geral do prédio, Carlos Magno Diniz Abreu, se mostrou surpreso com a situação. Afirmou que não sabia que a fiação estava daquele jeito. Segundo ele, a caixa se encontra da mesma forma desde a construção do prédio. A única mudança foi a retirada do botão de acionamento do portão, que saiu de cima da caixa e foi colocado mais próximo do portão.

De acordo com o perito do Instituto de Criminalística da Polícia Civil, Júlio César Freitas, somente o laudo vai poder comprovar a causa da morte. Dentro da caixa de metal tinha um dispositivo de no break, que garante o funcionamento do portão na falta de energia. Esse sistema, segundo Freitas, pode ter agravado a eletrocussão.

O corpo da garota foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. Os pais da adolescente, muito abalados, não quiseram conversar com a reportagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)