(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerca de 30 mil pessoas lotam a Praça da Estação na 18ª Parada do Orgulho LGBT

Em clima de Carnaval, participantes se divertem com shows e dão visibilidade à luta de direitos do movimento LGBT em BH


postado em 19/07/2015 16:00 / atualizado em 19/07/2015 16:13

Previsão é que o grupo saia em passeata às 18h, percorrendo a Rua da Bahia, Avenida Afonso Pena e Rua Professor Morais(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Previsão é que o grupo saia em passeata às 18h, percorrendo a Rua da Bahia, Avenida Afonso Pena e Rua Professor Morais (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

Participantes da 18ª Parada do Orgulho LGBT lotam a Praça da Estação na tarde deste domingo em Belo Horizonte. Com o tema “18 anos colorindo as ruas e garantindo os nossos direitos”, a festa reúne cerca de 30 mil pessoas, segundo a organização.

Em clima de carnaval, os participantes se divertem com shows e aproveitam as barraquinhas de comidas e bebidas. De acordo com a Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada no local.

Nilmário Miranda, secretário de Estado de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Social, destaca a importância da luta dos participantes. "O governo criou a Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual com o objetivo de combater o preconceito. No Brasil, ocorre um fenômeno preocupantes, que é o do crescimento da intolerância em diversos aspectos: religioso, político, de gênero, entre outros. O governos quer criar conselhos que estarão espalhados por todo o estado para discutir as políticas públicas", diz.

O coordenador da coordenadoria, Douglas Miranda, ressalta o clima de festa na Praça da Estação. "Estamos em meio a um público alegre, uma grande família. Gays, lésbicas, pessoas trans, homens, mulheres, brancos, negros, famílias, crianças, deficientes: estão todos aqui para lutar pela cidadania. Essa festa fortalece o movimento social e mostra a importância de ouvir essas pessoas", avalia.

Entre os participantes da festa está o pastor Gregory Rodrigues, fundador da Igreja Apostólica Benção e Vida. "Objetivo é mostrar que Deus não faz separação de pessoas. É possível viver a homossexualidade de uma forma sadia e que a bíblia não condena. Deus é um Deus de todo", diz o religioso.

A previsão é que o grupo saia em passeata às 18h, percorrendo a Rua da Bahia, Avenida Afonso Pena e Rua Professor Morais, finalizando o ato por volta das 21h. A BH Trans faz operações de trânsito na região. Faixas de tecido foram afixadas para orientar motoristas. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BH Trans e PM) vão operar o tráfego na região. Agentes da Guarda Municipal também auxiliarão. A Rua Aarão Reis entre viaduto da Floresta e Rua dos Guiacurus estará interditada.

Ver galeria . 11 Fotos Passeata começou por volta das 17h30 percorrendo as ruas do Centro até o Bairro FuncionáriosLeandro Couri/EM/DA Press
Passeata começou por volta das 17h30 percorrendo as ruas do Centro até o Bairro Funcionários (foto: Leandro Couri/EM/DA Press )
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)