(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros registram 87 chamadas de incêndio na Grande BH no fim de semana

Capitão do Corpo de Bombeiros alerta para a chegada do período de incêndios e pede que a população tenha cuidado no uso do fogo


postado em 29/06/2015 11:27 / atualizado em 29/06/2015 15:41

Somente no fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou 87 chamadas de incêndios em vegetação em áreas urbanas e rurais em Belo Horizonte e na região metropolitana. Os focos foram combatidos em lotes vagos, áreas de preservação e outros espaços entre 0h de sábado e 23h59 de domingo.

De acordo com o capitão Thiago Miranda, da assessoria de imprensa da corporação, o período de incêndios tem início em junho e vai até outubro. Além do clima, o comportamento da população também influencia na propagação do fogo. “Na época de frio você repara que muita gente está capinando lotes, limpando áreas de grama, porque na parte do verão o mato cresce muito. É um dos motivos que leva as pessoas a colocarem fogo em lotes”, diz, lembrando também do costume de acender fogueiras nas festas juninas. Ainda segundo ele, a baixa umidade relativa do ar e a vegetação mais seca são facilitadores para os incêndios.

O capitão alerta para os cuidados com o uso do fogo. Segundo ele, as fogueiras precisam ser acesas longe da vegetação, com uma camada de areia por baixo. Ao deixar os locais, velas e também fogueiras usadas para preparar alimentos devem ser apagadas. “Esse material está lá e, quando deixado para trás, pode cair e propagar para a vegetação”, afirma. 

“Quem sabe de pessoas que por acaso fazem essas queimadas, montam fogueiras, deixam isso para trás e não respeitam a orientação, é preciso denunciar para os órgãos de segurança. A pessoa será multada e pode ser até presa por provocar um incêndio muito grande”, destaca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)