(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Autoridades investigam morte de peixes do Rio Santo Antônio, em Ferros

O Rio Santo Antônio nasce em Conceição do Matro Dentro e corta as cidades de Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Ferros e Braúnas. Desde o dia 17 estão sendo encontrados peixes boiando na bacia hidrográfica


postado em 21/05/2015 10:57 / atualizado em 21/05/2015 11:03

(foto: Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf)/Divulgação)
(foto: Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf)/Divulgação)

A Polícia Militar do Meio Ambiente e os órgãos responsáveis pela gestão do Rio Santo Antônio em Ferros, na Região Central de Minas Gerais, apuram a mortandade de peixes na cidade. Desde o dia 17, animais estão sendo encontrados boiando em toda extensão da bacia hidrográfica. Até que sejam apuradas as causas, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta para que moradores não pesquem no rio.

De acordo com a PM, os moradores fizeram as denúncias sobre os peixes e os militares patrulharam toda a extensão para recolher os animais. A polícia não contabilizou os exemplares, mas garante que não é um número muito representativo. Mesmo assim, foi gerado um boletim de ocorrência e as autoridades do meio ambiente receberam o documento alertando sobre o problema.

(foto: Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf)/Divulgação)
(foto: Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf)/Divulgação)
O Rio Santo Antônio nasce em Conceição do Matro Dentro e corta as cidades de Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Ferros e Braúnas. Conforme a polícia, em Ferros, a população ribeirinha não vive de atividade pesqueira, mas mantém prática como lazer. Nessa quarta-feira e na manhã desta quinta não foram encontrados peixes mortos durante a patrulha da PM.

Receberam os boletim de ocorrência sobre as mortes a Secretaria Municipal de saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Ministério Público de Ferros. Nos próximos dias, devem ser coletadas amostras da água para análise da causa das mortes.

A PM acredita que faltou oxigênio para os peixes, por excesso de lançamento de esgoto agravado pela seca dos últimos dais, que reduziu a proporção de água limpa no curso do rio. Mesmo assim, somente a análise técnica poderá apontar a causa das mortes. Há suspeita também de contaminação da água por resíduos químicos.

O Comitê da Bacia do Rio Santo Antônio acompanha as apurações, assim como a Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros (Addaf). Enquanto isso, a polícia continua o monitoramento do entorno do rio até mesmo para alerta os moradores sobre o veto de pesca e consumo de peixes. Conforme a PM, foram recolhidos exemplares de traíra e piau.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)