(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belotur abre vagas para 2 mil ambulantes trabalharem no carnaval 2015

O número de vagas é cinco vezes maior que no ano passado, pois a previsão da prefeitura é de 1,5 milhão de foliões este ano na capital


postado em 19/01/2015 09:26 / atualizado em 19/01/2015 08:43

Blocos IWLY, Pó Colorido e Manjericão no Bairro Sagrada Família, em 2014(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Blocos IWLY, Pó Colorido e Manjericão no Bairro Sagrada Família, em 2014 (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)


Prevendo o aumento do público no carnaval de Belo Horizonte em 2015, a prefeitura abriu cadastramento para 2 mil ambulantes trabalharem com licença provisória nos eventos da cidade. O número de vagas é cinco vezes maior que o do ano passado, quando 400 vendedores trabalharam uniformizados e credenciados pela Belotur.

A prefeitura espera que BH tenha 1,5 milhão de foliões este ano. O presidente da empresa municipal de turismo, Mauro Werkema, adiantou que os foliões deverão ter entre 4 mil e 5 mil banheiros químicos à disposição na cidade. A distribuição das cabines será definida com base no público estimado e no trajeto dos blocos, que ainda não foi divulgado.

Entre 20 e 23 de janeiro, podem se inscrever no sorteio de vagas os interessados na “atividade de comércio eventual” de bebidas e alimentos industrializados e embalados – que sejam exclusivamente da marca do patrocinador oficial credenciado na Belotur e que atendam todas as exigências da Vigilância Sanitária.

Os ambulantes vão atender o público que vai acompanhar os blocos de rua de carnaval cadastrados na Belotur e serão distribuídos de acordo com a concentração da folia pelas nove regionais de BH. O comércio fica autorizado a partir da entrega da credencial, valendo até 22 de fevereiro.

REGRAS Os credenciados atuarão exclusivamente durante o desfile dos blocos de rua, em trajeto previamente informado pela Belotur, e deverão acompanhar todo o percurso dos foliões - desde a concentração até a dispersão. Os horários de comercialização em hipótese alguma poderão ultrapassar as 22h e a venda para menores de 18 anos é proibida, sob as penas de multa da legislação.

As vagas para atividade de comércio eventual são exclusivas para ambulantes, não podendo ser praticadas por estabelecimento industrial, comercial ou serviços. A prefeitura informou que vai reforçar a fiscalização para coibir o comércio irregular em locais públicos onde haverá grande concentração de pessoas como Praça da Estação, Savassi e Santa Tereza. A fiscalização será intensificada e contará com o apoio da PM e Guarda Municipal. Os fiscais vão barrar ambulantes não credenciados e verificar a regularidade daqueles que foram licenciados.

COMO PARTICIPAR Interessados podem acessar o site https://www.carnavaldebh.com.br/comercio-eventual/ para informações sobre o edital e a documentação necessária para o cadastramento.

(foto: Marcos Vieira/EM DA Press)
(foto: Marcos Vieira/EM DA Press)
Contagem regressiva para a folia da capital

Faltando menos de um mês para a festa mais esperada no Brasil, Belo Horizonte já entrou na folia. A contagem regressiva começou no dia 10, com os ensaios abertos de blocos em espaços públicos da cidade. Para os foliões, os encontros são aperitivos para o carnaval histórico em BH, onde 1,5 milhão de foliões devem lotar as ruas da capital.

Na tarde de domingo, foi a vez de o bloco Juventude Bronzeada ensaiar na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, Região Centro-Sul, atraindo cerca de mil pessoas. Segundo a foliã Natália Freitas, de 21, já deu para sentir o ‘gostinho’ do que virá por aí. “Será um carnaval para ninguém pôr defeito”, aposta.

(Com informações de Luciane Evans)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)