(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda aguarda investigação para se manifestar sobre atropelamento de passageiro do Move

A vítima estava em uma estação e foi atingida ao colocar a cabeça para fora do terminal para ver a chegada do veículo. Prefeito faz alerta aos passageiros para acompanhar painéis das estações


postado em 25/12/2014 14:41 / atualizado em 25/12/2014 16:13

O acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira na Estação São Francisco, na Pampulha(foto: Leonardo Alvarenga/Divulgação)
O acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira na Estação São Francisco, na Pampulha (foto: Leonardo Alvarenga/Divulgação)

As causas do acidente com um passageiro atingido por um ônibus do Move enquanto aguardava em uma das estações na Avenida Antônio Carlos, na Pampulha, será apurado pela BHTrans. As portas da plataforma estão estragadas e ficam sempre abertas. O prefeito Marcio Lacerda (PSB) comentou a situação, na tarde desta quinta-feira, durante o tradicional almoço de Natal no Restaurante Popular. Ele alertou as pessoas para que acompanhe a chegada das linhas nos visores eletrônicos e comunicou que aguardará o resultado das apurações.

Os problemas nas portas das estações já são recorrentes. A reportagem do Estado de Minas percorreu, na última segunda-feira, as 59 cabines das 36 estações de transferência de passageiros em funcionamento no BRT municipal e constatou que das 456 portas de vidro que deveriam abrir apenas com a aproximação dos ônibus, 285 estão ficando sempre abertas, o que equivale a 62,5%.

Na Estação São Francisco, onde aconteceu o acidente desta quinta-feira, o terminal conta com duas cabines e cada uma tem oito portas de vidro. As 16 entradas e saídas estão ficando abertas o tempo inteiro. Essa pode ser uma das causas da morte. Segundo a Polícia Militar (PM), o passageiro aguardava por um ônibus, quando colocou a cabeça para fora da plataforma e foi atingido pelo retrovisor do veículo. A vítima caiu no concreto e foiatropelado pelo coletivo. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada, mas o homem não resistiu e morreu no local.

Marcio Lacerda diz que prefere aguardar as investigações para dar o seu posicionamento. “Tomei conhecimento agora sobre o assunto. Espero ter a apuração da BHTrans para manifestar sobre isso”, comentou. Mesmo assim, fez um alerta. “Existem ali aqueles visores, painéis que informam o tempo de chegada de cada linha. Portanto, essa é a forma correta das pessoas tomarem conhecimento sobre o tempo que falta para uma determinada linha chegar”.

A BHTrans informou, em nota, que está apurando as causas do atropelamento. Afirmou, ainda, que nas estações existem faixas de segurança e avisos alertando os usuários sobre os riscos de permanecer próximo à porta da estação, quando ela está aberta.

Sobre os problemas nas portas, a empresa que administra o trânsito na capital mineira lembrou que está sendo feita a substituição do sistema de abertura das portas das estações de embarque e desembarque de passageiros da cidade. Os motoristas serão responsáveis pela a abertura, via radiofrequência, quando chegarem perto dos terminais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)