(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP determina que bebês de mães usuárias de crack sejam levados para abrigos em BH

Objetivo do Ministério Público é proteger as crianças de maus-tratos


postado em 01/12/2014 06:00 / atualizado em 01/12/2014 07:57

(foto: Quinho)
(foto: Quinho)
No triste cenário do crack em Belo Horizonte, nada incomoda mais do que flagrar grávidas carregando suas barrigas, que sobressaem nos corpos emagrecidos pela droga pesada. Dominadas pelo vício, estas mães fritam a pedra no cachimbo, mesmo sabendo dos danos irreversíveis aos filhos, como baixo peso, problemas neurológicos e até paralisia cerebral. Na região da Lagoinha, uma delas admite que já teve 13 filhos, enquanto a outra completa a 18ª gestação, mas não sabe dizer com quem estão seus filhos agora. Neste momento, exatos 91 bebês lotam quatro abrigos especializados em cuidar de recém-nascidos em Belo Horizonte, segundo a Central de Regulação de Vagas da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. Na sexta-feira, já não havia vagas disponíveis nas instituições para encaixar outras 15 crianças prestes a receber alta médica.


Retirados das maternidades logo após o parto, os bebês estão sendo afastados de suas mães biológicas, dependentes de álcool, de crack e de outras drogas, por recomendação das promotoras de Justiça da Infância e da Juventude Matilde Fazendeiro Patente e Maria de Lurdes Rodrigues Santa Gema. A proposta é que estas crianças permaneçam nos abrigos até que a mãe se recupere do vício. Caso contrário, serão entregues a pais adotivos, dentro da própria família (avós, tios etc.) ou em famílias substitutas, desde que o processo de adoção passe pelo crivo da equipe do Juizado da Infância e da Juventude de BH.


As promotoras afirmam que são compelidas a tomar esta atitude extrema em decorrência da falta de políticas públicas para gestantes usuárias de crack, que ganham os bebês sem acompanhamento pré-natal e frequentam a cracolândia mesmo grávidas, pondo em risco a vida delas e a da criança na barriga. “O poder público está inerte em relação ao crack não é de hoje. Não existem clínicas nem vagas em hospitais para internar involuntariamente estas gestantes. Ocorre que a vida não pertence somente a elas. Acima de tudo, a Constituição manda proteger o nascituro”, defendem as promotoras, que não escondem o temor em relação ao futuro dessas crianças.

As duas, bem como o colega Celso Penna Fernandes Júnior, afirmam estar sendo fortemente pressionadas a derrubar as recomendações 05 e 06, ambas de 2014, que estão enchendo os abrigos municipais de “órfãos do crack”, embora estejam embasadas em 11 artigos da lei. Entre eles, o artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece que toda criança tem direito (…) a ser criada e educada em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. “Ninguém está aqui querendo tomar as crianças das mães delas. Mas será que nossa insensibilidade chegou ao ponto de achar normal deixar um recém-nascido com uma usuária de crack, que não consegue cuidar dela mesma?”, protesta Matilde Patente.

REUNIÃO HOJE As recomendações do MP serão analisadas hoje em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Estado de Minas teve acesso a cópia de uma moção que reivindica a suspensão das medidas da promotoria, sob a alegação de que, entre outros pontos, não há relação direta entre o uso ou dependência de drogas à negligência e aos maus-tratos e que “já é amplamente constatado que mulheres com seus direitos humanos garantidos cuidam melhor de sua prole”. “O acolhimento compulsório do MP repercutiu nas maternidades, nos serviços sociais. Em 90 dias, tivemos de abrir três unidades para acolher esses bebês. Sou obrigada a cumprir”, afirma a gerente de abrigamento Helizabeth Itaboraí.


No sábado, o EM visitou a Maternidade Odete Valadares, mas foi impedido de entrar para conversar com a Ouvidoria. Tampouco teve acesso por meio da assessoria de imprensa, que explicou pelo telefone se tratar de questão muito delicada por expor bebês. Segundo um funcionário da maternidade, apesar de estar em reforma havia pelo menos cinco recém-nascidos internados no hospital, filhos de mães com histórico de envolvimento com o crack. “É o que mais tem aqui ultimamente. A última teve 22 filhos e ameaçou vender a criança para comprar droga. Nossa equipe segura o bebê o maior tempo possível no hospital, enquanto localiza uma avó ou uma tia que possa receber a criança. Nem todos vão para a adoção”, explicou.


Na Casa Mãos de Maria, no Bairro doPrado, que recebe exclusivamente recém-nascidos, a coordenadora, Maria Célia Rios Barbosa, faz um trabalho incansável para realocar os bebês nas chamadas famílias extensas. “Sou mãe também. É muito sério sugerir que um filho seja retirado da mãe e encaminhado para adoção. Aqui isso só acontece em último caso. Esta semana, vamos entregar três bebês, um para a avó, outro para uma tia e outra para a prima, que manifestou interesse em ficar com a menina”, explica. Ela conta ainda sobre o resgate de uma mãe que havia perdido os quatro filhos para o abrigo, devido a maus-tratos e problemas com drogas do companheiro. “Encaminhamos ao SOS Drogas, pagamos psicólogo particular e, no Natal, ela irá receber de volta os filhos”, completa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)