(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para 39 o número de casos suspeitos de febre chikungunya em Minas Gerais

Secretaria de Saúde alerta sobre a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, neste período do ano


postado em 10/11/2014 16:13 / atualizado em 10/11/2014 16:35

As suspeitas de casos da febre chikungunya cresceram neste mês em Minas Gerais. Conforme levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualmente existem 39 suspeitas da doença em todo estado. Ainda conforme o relatório, 28 casos já foram descartados, nove estão em investigação e apenas dois foram confirmados.

O principal alerta feito pelas autoridades é com o combate ao mosquito Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, os dois vetores transmissores da doença. Conforme a SES, eles estão presentes em 80% dos municípios mineiros. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.

O alerta da secretaria é por causa da proliferação dos mosquitos, historicamente maior entre novembro e maio, devido ao período chuvoso e em função das condições climáticas favoráveis. Na semana passada, o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, lançou uma campanha de contenção da dengue e da febre chikungunya para este ano e 2015.

Dengue


Em 2014, já foram confirmados 46.125 casos de dengue em Minas. Porém, o número é inferior ao registrado ao longo de 2013, quando 368.387 foram infectadas. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, somente este ano, 46 pessoas já morreram por causa da doença. As cidades de Passos, Divinópolis e Juiz de Fora, lideram o ranking com maior registro de óbitos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)