(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo tremor de terra assusta moradores de Montes Claros na madrugada deste domingo

Bombeiros receberam dezenas de ligações de pessoas assustadas e pedindo orientações. Não houve registro de danos


postado em 12/10/2014 09:47 / atualizado em 12/10/2014 10:28

Um novo tremor de terra assustou moradores de Montes Claros, Região Norte de Minas, na madrugada deste domingo. O fenômeno aconteceu às 3h32 e foi sentido pela população de praticamente todos os bairros da cidade que tem 384 mil habitantes. Até o momento, o site do observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB) não divulgou o registro do abalo em Montes Claros. Como no domingo não há expediente na instituição, ainda não foi possível fazer o monitoramento. O Corpo de Bombeiros da cidade informou que recebeu dezenas de chamadas durante a madrugada, mas todas foram de pessoas assustadas ou pedindo orientações de como deveriam agir. Não houve registros de danos.

Montes Claros já tem um histórico de abalos sísmicos, que de acordo com estudos realizados pela UnB e pela Universidade de São Paulo (USP) têm como causa uma falha geológica situada próxima à área urbana. Em abril deste ano, em um único dia foram registrados cinco tremores e o mais forte deles atingiu 3,9 graus na Escala Richter.

Por meio das redes sociais, moradores da cidade comentaram o susto com o tremor de terra. “Tremeu a terra!!! Aqui em Montes Claros, começou o meu DEUS.... sensação horrivél (sic)...”, disse uma usuária do Twitter. “Tremeu tudo aqui em Montes Claros! Nada agradável acordar assim”, comentou um rapaz.

Estudo


Diante do grande número de ocorrências, o observatório da UnB divulgou em seu site, no último mês de abril, uma análise da atividade sísmica em Montes Claros.

“Os tremores têm origem a profundidades entre 1 e 2 km, aproximadamente, ou seja, em rochas cristalinas da parte superior da crosta, abaixo da camada de calcário (resultado ainda a ser confirmado por estudos mais detalhados)”, explica o texto da universidade, que também descarta a relação dos tremores com as pedreiras no município. “Não há evidência de que a exploração nas pedreiras tenha relação com a atividade sísmica. Não é possível prever se a atividade vai continuar diminuindo ou se haverá novo surto com algum tremor de magnitude superior a 4.”

(Com informações de Cristiane Silva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)