(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineradora culpa fenômeno geológico raro por rompimento de barragem em Itabirito

Possível causa do acidente aparece em estudo preliminar. Análises mais aprofundadas serão feitas para identificar causa do acidente que matou dois trabalhadores e deixou um desaparecido


postado em 25/09/2014 23:58 / atualizado em 26/09/2014 07:24

Canais subterrâneos originários de um fenômeno geológico raro, conhecido como "inversão de relevo", podem ter levado ao rompimento da barragem B1 da Herculano Mineração, em Itabirito, na Região Central do estado, que deixou dois mortos e um desaparecido. A possível causa do acidente, que aconteceu no último dia 10, está em um estudo preliminar encomendado pela mineradora e divulgado nesta quinta-feira por meio de nota.

O levantamento foi feito pela consultoria Brandt Meio Ambiente a pedido da Herculano Mineração. O relatório, segundo a mineradora, aponta ainda a necessidade de estudos mais aprofundados na área explorada pela mineradora. No entanto, o estudo descarta riscos para as pessoas que vivem próximas ao local do acidente.

A inversão de revelo acontece quando uma formação geológica sofre uma alteração estrutural, mudando o padrão de sentido de formação das rochas. Com essa alteração, pode ter ocorrido infiltração de água e, consequentemente, o abatimento do solo.

Fim das buscas


Quinze dias após o acidente, o Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pelo operador de retroescavadeira Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, que desapareceu após o deslizamento de rejeitos na mineradora Herculano. O militares alegaram falta de segurança para continuar os trabalhos, já que para tentar localizar a vítima seria necessário fazer buracos mais fundos, o que levaria ao risco de os rejeitos de minério deslizarem novamente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)