(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura notifica moradores flagrados desperdiçando água em Uberaba

Foram feitas 43 denúncias sobre o mau uso de água na cidade. Estado de emergência de desabastecimento foi decretado na última terça-feira


postado em 22/09/2014 16:48 / atualizado em 22/09/2014 17:18

O balanço dos primeiros dias de fiscalização da força-tarefa montada para inibir o uso inadequado de água foi divulgado pela prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Foram fiscalizadas 43 denúncias e emitidas 31 notificações de advertência aos moradores. Este trabalho teve início depois que foi decretado estado de emergência de desabastecimento na cidade, que autoriza o município a fiscalizar e multar o desperdício de água, além de restringir a sua utilização exagerada.

De acordo com Renê de Freitas, diretor do Departamento de Posturas, foram identificadas três situações na cidade, sendo elas: desperdício, quando a pessoa está gastando a água sem nenhuma utilização específica: o mau uso, quando está lavando um carro, calçada e garagem sem a real necessidade de lavar naquele momento, e também o uso consciente. Nesse último caso, há situações em que ao chegar ao local denunciado, o fiscal de posturas percebe que a pessoa estava reaproveitando a água já utilizada. Esse reaproveitamento é comum para lavar áreas externas como calçadas.

Segundo o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento (Codau) o decreto da última terça-feira foi feito em razão da redução de 40% do sistema de captação do Rio Uberaba. A seca está provocando a cada hora a diminuição da quantidade de água para o abastecimento público, mesmo com o sistema de Rio Claro ligado e operando em 100% de sua capacidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)