(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Delegada já ouviu 14 pessoas sobre deslizamento em mineradora de Itabirito

O teor dos depoimentos não foram divulgados para não atrapalhar nas apurações. Entre as pessoas ouvidas estão funcionários e ex-trabalhadores da empresa


postado em 16/09/2014 18:17 / atualizado em 16/09/2014 18:36

A delegada Mellina Isabel Silva Clemente, responsável pelas investigações do deslizamento da barragem na mineradora Herculano, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, já ouviu 14 testemunhas sobre o caso. Nesta terça-feira, três funcionários da empresa foram ouvidos. O teor dos depoimentos não foram divulgados para não atrapalhar nas apurações. Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros tenta encontrar o operador de retroescavadeira Adilson Aparecido Batista, de 44 anos. Além dele, outras duas pessoas morreram na tragédia e outra ficou ferida. As buscas foram encerradas sem sucesso por volta das 18h30.

As testemunhas começaram a prestar depoimento na última sexta-feira. Primeiro foram ouvidos operários da empresa e parentes de vítimas. Na segunda-feira, dois ex-funcionários da mineradora, a engenheira de segurança do local, e o funcionário Geraldo Matozinhos Moreira, de 42, que sobreviveu à tragédia, conversaram com a delegada.

Profissionais que compõe a perícia técnica da Polícia Civil continuam fazendo a vistoria na empresa. Um engenheiro civil de Ouro Preto e outros três profissionais de Belo Horizonte serão responsáveis pelo laudo técnico que vai apontar as causas do acidente. Eles contarão com a ajuda de um geólogo.

Empresa entrega relatório

A Mineração Herculano protocolou na manhã desta terça-feira junto à Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) o plano emergencial para conter as barragens da empresa. Nessa segunda-feira, o empreendimento afirmou que o risco do dique B3 ceder estava minimizado.

O perigo para o rompimento da barragem B3 foi detectado durante um sobrevoo feito pelo Corpo de Bombeiros no dia seguinte ao deslizamento. A Mineração Herculano foi avisada sobre os riscos e teve que criar, a pedido do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), um plano emergencial para conter o dique. A empresa informou que a erosão detectada da barragem já foi recuperada. O reforço foi feito com a colocação de blocos de rocha e material filtrante granular.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)