(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policiais vão periciar hoje área da mina onde houve rompimento de barragem


postado em 11/09/2014 00:12 / atualizado em 11/09/2014 07:16

Valquiria Lopes e Mateus Parreiras

Peritos da Polícia Civil de Minas Gerais especialistas em barragens começam hoje a apuração para identificar as causas do acidente na barragem de contenção B1 da Mina Retiro do Sapecado, em Itabirito. De acordo com a delegada Mellina Clemente, da Delegacia de Itabirito, os policiais visitarão o local do acidente, onde equipes da Civil estiveram ontem para dar início à investigação. “Ouvimos funcionários da empresa e trabalhadores que escaparam da tragédia. A partir de amanhã (hoje), vamos intimar essas pessoas, além de outros trabalhadores e familiares”, afirmou. Segundo a delegada, é cedo para afirmar o que levou ao rompimento da barragem.


A barragem que se rompeu é uma das quatro contenções existentes da área da Mineração Herculano. “Duas são barragens de água e duas de rejeitos de minério”, afirmou o tenente-coronel do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros, André Gerken. Segundo ele, é precoce afirmar se houve dano ambiental. “Mas já sabemos que a mistura de lama e resíduos da mineração atingiu um curso d’água”, afirmou. O militar não soube informar o volume de água que vazou, mas estimou que a área da barragem é de aproximadamente 10 hectares, o equivalente a 10 campos de futebol.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu Torres Marques, sobrevoou o local do acidente e informou, por meio de sua assessoria, que a pasta avaliará se houve ação ou omissão que teria violado as regras administrativas da regularização ambiental ou extrapolado as autorizações concedidas. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) a Herculano Mineração tem licença ambiental e está em processo de revalidação de licença de operação.

A Semad ressalta que de acordo com a legislação ambiental, as atividades dos órgãos de fiscalização não eximem os proprietários de empreendimentos da responsabilidade pela segurança das barragens e reservatórios, bem como das consequências pelo seu mau funcionamento, que poderá ensejar responsabilidade civil, criminal e administrativa. A última auditoria na barragem B1 foi realizada no dia 27 de setembro de 2013. Na oportunidade, o auditor garantiu sua estabilidade.

Empresa lamenta tragédia A Mineração Herculano opera em Itabirito desde 1963, extraindo minério de ferro numa área de 20,35 hectares, conhecida como Mina Retiro do Sapecado. A área produz média mensal de 120 mil toneladas de minério de ferro.Toda a área é usada para a atividade e os procedimentos de recuperação do espaço degradado só serão implantados após a exaustão da mina, estimada para 2035.

Ontem, por meio de nota, a Mineração Herculano lamentou o acidente e informou que as causas da tragédia estão sendo apuradas, tanto pelos órgãos do poder público, quanto por funcionários do seu corpo técnico. Ainda segundo o documento, empresa afirmou que está prestando todo o suporte às famílias dos envolvidos e que “todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a integridade de seus funcionários e minimizar os prejuízos à comunidade local e ao meio ambiente”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)