(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes mineiros se preparam para Olimpíada do Conhecimento

Torneio de educação profissional é um grande desafio para alunos de cursos técnicos


postado em 17/08/2014 06:00 / atualizado em 17/08/2014 08:23

Marina se encantou pelo curso de edificações e planeja ser arquiteta(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)
Marina se encantou pelo curso de edificações e planeja ser arquiteta (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)
De olho no quadro, na planta baixa e no relógio, a dupla Marina Amaral e Alef do Nascimento treina em busca da medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento deste ano. Eles se destacaram em 2013 e são grandes promessas de Belo Horizonte. Ela tem 20 anos. Ele, 19. Juntos, ao que tudo indica, vão dar trabalho para os competidores na modalidade “Jardinagem e paisagismo”, entre 3 e 6 de setembro, no Expominas, durante o disputado torneio nacional de educação profissional. São 800 atletas do saber de várias regiões brasileiras. E vale vaga para o Worldskills Competition de 2015 – a Copa do Mundo da qualificação técnica.

Mãos à obra. É dia de rotina de preparação no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste. O treinador não dá moleza. Quer o melhor e sabe que Marina e Alef dão conta. Eliel Mendes Ribeiro Silva, de 27, é um dos técnicos da delegação mineira, com 94 competidores. A dupla liderada pelo profissional em edificações tem a missão de construir um jardim de 25 metros quadrados em 22 horas – divididas em quatro dias. Os critérios de avaliação são objetivos: medidas, distâncias, cotas de nível e logística. Subjetivamente, avaliam-se performance, o processo e a estética da obra acabada.

“A Olimpíada do Conhecimento representa crescimento pessoal e profissional muito grande para a vida do estudante e do instrutor. Além da parte técnica, a competição fortalece o trabalho em equipe. É muito importante para todos nós a troca de experiências com outros profissionais da área”, avalia Eliel. Para o treinador, os estudantes envolvidos na competição evoluem muito e em pouco tempo. Esta é última semana de simulado da delegação mineira, também em treinamento físico e psicológico. Em 2012, Minas Gerais – atrás apenas de São Paulo – conquistou 42 medalhas: 17 de ouro, 15 de prata e 10 bronze.

Para Flávia Pereira da Silva, chefe da equipe de Minas Gerais, a maior alegria é ver ex-alunos, jovens competidores, com a vida transformada por meio da educação. “É uma felicidade ver o que a educação é capaz de fazer pelas pessoas, poder acompanhar as oportunidades que o conhecimento oferece”, ressalta Flávia. Na avaliação da pedagoga, o Brasil precisa, “urgentemente”, rever valores: “Precisamos mudar essa cultura de valorizar apenas a graduação, o ensino superior, e entender a importância da formação técnica para transformar o país, o nosso mundo”, considera.

Inclusão e transformação

Alef estuda direito, mas pensa em poder trabalhar com paisagismo(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)
Alef estuda direito, mas pensa em poder trabalhar com paisagismo (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)
Os competidores da oitava edição da Olimpíada do Conhecimento são alunos e ex-alunos de cursos profissionalizantes das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de institutos federais de tecnologia. Entre os participantes, 45 são jovens com deficiência em quatro modalidades especiais – visual, auditiva, síndrome de Down e cadeirante. No programa, são 58 ocupações técnicas de setores da indústria, de serviços e da agropecuária.

Marina Amaral está no primeiro ano do curso de paisagismo. Vinda do Bairro Bom Sossego, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana, a estudante viu a vida ser transformada desde que entrou no Senai, em 2011, para cursar edificações. “Pensava em engenharia civil. Agora, estou decidida a fazer arquitetura e me especializar em paisagismo. Porque é um trabalho que envolve tanto conhecimento técnico quanto uma compreensão maior da natureza”, diz.

Romântica, Marina diz gostar de exatas, mas reconhece que o paisagismo a trouxe também para a área de humanas. “Pensar num lugar bem planejado e bonito, onde a pessoa tenha prazer em estar e mostrar é gratificante”, sorri. Na camisa da competidora, de flores nas mãos, a mensagem chama a atenção: “Saber para transformar”. Alef, parceiro de Marina na Olimpíada do Conhecimento, também está de olho no futuro. Ex-aluno de eletricidade predial do Senai, Alef é estudante de direito. “Quem sabe, daqui a algum tempo, a gente abre uma consultoria e também trabalha com paisagismo”, sorri.

A OLIMPÍADA EM CATEGORIAS

Automotivas:

Funilaria automotiva, Mecânica de automóveis (competidores cadeirantes), Pintura automotiva.

Construção e edificações:


Aplicação de revestimento cerâmico, Instalação hidráulica e a gás, Eletricidade predial, Eletricidade industrial, Construção em alvenaria, Marcenaria, Marcenaria de estruturas, Jardinagem e paisagismo, Mecânica de refrigeração, Estruturas metálicas, Tecnologia em edificações, Impressão off-set.

Moda e criatividade:

Confecção de calçados, Joalheria, Confecção de roupas e costura (competidores surdos), Tecnologia da moda.

Serviços pessoais:

Cabeleireiro, Confeitaria, Cozinha, Serviço de restaurante, Técnico em enfermagem, Panificação (competidores com síndrome de Down).

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC):

STI – Sistemas de Transporte da Informação, TI – Soluções de Software e Tecnologia da Informação (competidores cegos), Web design, Instalação e manutenção de redes, Design gráfico

Tecnologias de manufatura e engenharias:


Polimecânica, Manufatura integrada, Mecatrônica, CAD, Tornearia CNC, Fresagem CNC, Construção de moldes, Soldagem, Manutenção aeronáutica, Eletrônica industrial, Sistema de Construção Drywall, Mecânica de usinagem, Robótica móvel, Caldeiraria, Segurança do trabalho, Mecânica de manutenção, Tornearia, Fresagem, Mecânica de precisão, Robótica industrial, Instrumentação e controle de processo, Ferramentaria, Metrologia dimensional, Desenvolvimento ambiental

Saiba mais: maratona do aprendizado

A Olimpíada do Conhecimento é uma competição de educação profissional, para alunos dos cursos técnicos das escolas do Senai, Senac e institutos federais de tecnologia. A primeira edição foi em 2001. É bienal e dividida em três etapas – escolar, estadual e nacional. São 58 categorias e seleciona para a WorldSkills International. Tem viés mais prático/técnico que as outras olimpíadas, promovendo atividades reais de setores específicos da indústria e do comércio. A competição ajuda também na avaliação da qualidade do ensino em questão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)