(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores da Granja Werneck protestam em BH contra ação de despejo

Segundo a Polícia Militar (PM), aproximadamente 150 pessoas estão na porta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na Rua Goiás, no Centro de Belo Horizonte


postado em 08/08/2014 15:45 / atualizado em 08/08/2014 17:31

Moradores das ocupações que vivem na Granja Werneck, conhecida também como Isidoro, na Região Norte de Belo Horizonte, fazem uma manifestação na tarde desta sexta-feira em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na Rua Goiás, no Centro de Belo Horizonte. As famílias protestam contra a ação de despejo concedida pela Justiça e que pode ser cumprida a qualquer momento.

De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 150 pessoas estão nas proximidades do TJMG. O ato acontece de forma pacífica. As famílias querem que a Justiça reverta a decisão pelo despejo. “A manifestação é para cobrar do TJMG, porque tem um monte de ilegalidade e injustiça nas decisões judiciais sobre as ocupações. É inaceitável. As decisões viraram até motivo de ação do Ministério Público”, comentou Frei Gilvander Luíz Moreira, assessor da Comissão Pastoral da Terra.

A ação que Gilvander se refere foi proposta em julho deste ano contra as prefeituras de BH e Santa Luzia, administração estadual, uma empresa e duas pessoas físicas que se declararam donos de partes da terra, onde as famílias moram atualmente. O MPMG pede a abstenção de qualquer conduta de retirada das famílias até que tramitem todos os pedidos na Justiça para esclarecimento sobre a situação dos terrenos. A ação ainda não foi julgada.

Despejo

Moradores das ocupações que vivem na Granja Werneck seguem apreensivos com o anúncio de despejo. A Polícia Militar (PM) afirmou que há um efetivo de 1,5 mil homens preparados para cumprir a decisão judicial. A ação deve acontecer somente a partir de segunda-feira. Mesmo assim, o clima de tensão já é percebido nas famílias e no entorno do terreno. Uma barricada feita com entulhos, pedaços de madeira e um sofá foi feita na madrugada desta sexta-feira na entrada da Rua Atanásia dos Jardins.

A PM já acionou a Prefeitura de Belo Horizonte para retirar o bloqueio. “Aparentemente, a barreira foi feita na última madrugada. A prefeitura já foi acionada para retirar esse material, que pode ter sido colocado para atrapalhar a ação dos militares”, afirma o major Didier Ribeiro Sampaio, da Assessoria de Comunicação do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

O comando da PM se reuniu nesta sexta-feira para definir os últimos detalhes do despejo das famílias. “O coronel Machado (chefe do CPE) se reuniu com todos os envolvidos na organização do evento para planetar os detalhes da ação. Não vamos anunciar a data certa do despejo. Podemos dizer que a qualquer momento poderíamos proceder os apoios aos oficiais de Justiça”, comentou Sampaio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)