(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irmãos acusados de integrar grupo de extermínio são inocentados em julgamento

Os jurados consideraram a negativa de autoria para os dois réus que eram julgados por duas tentativas de homicídios em São José da Lapa, na Grande BH


postado em 22/07/2014 19:53 / atualizado em 22/07/2014 20:30

O júri popular inocentou os irmãos Robert Balbino Leonardi, o “Betinho”, e o ex-policial Rodney Balbino Leonardi, o “Robocop", acusados de integrar um grupo de extermínio que matou 21 pessoas entre 2004 e 2009 em São José da Lapa e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles foram julgados nesta terça-feira por duas tentativas de homicídio. Os jurados consideraram a negativa de autoria. O promotor Herman Lott, que representa o Ministério Público no caso, recorreu da sentença.

O Conselho de Sentença, formado por quatro mulheres e três homens, não apontou participação dos dois réus no crime. Por causa disso, os irmãos foram inocentados pelas duas tentativas de homicídio. O juiz determinou a expedição de alvará de soltura para eles, caso não estejam presos por outros crimes.

Robert já foi condenado a 20 anos de prisão por um homicídio e uma tentativa de homicídio, ambos ocorridos em setembro de 2009, em São José da Lapa. Em outro julgamento, quando foi acusado de um duplo homicídio ocorrido em agosto de 2009, ele foi absolvido por falta de provas que assegurassem  sua participação no crime. Por causa da condenação, vai seguir preso.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Rodney Leonardi também vai seguir preso, pois já foi condenado por outro crime.

Depoimentos

A sessão do júri foi aberta pelo juiz Glauco Eduardo Soares às 10h20 e durou aproximadamente nove horas. Duas testemunhas foram ouvidas na audiência, sendo uma de acusação e uma de defesa. A testemunha de acusação é uma das vítimas dos disparos, que pediu a saída dos réus do salão do júri para depor. O homem confirmou que os irmãos são os autores dos disparos contra ele. Disse que os acusados tinham envolvimento com o tráfico e deu detalhes sobre o dia do crime.

Segundo o depoente, Robert disparou várias vezes contra ele a caminho de uma festa. Os motivos dos tiros seriam desavenças entre a testemunha e os irmãos Robert e Rodney. Houve troca de tiros entre os acusados e um dos alvos da tentativa de homicídio, que estava armado porque trabalhava como vigia. O depoente admitiu ser usuário de drogas, mas disse que na noite do crime não estava drogado. Ele foi ouvido por mais de uma hora e meia.

A segunda testemunha falou em defesa do réu Rodney e começou a ser ouvida às 11h57. O homem apenas contou que um dos baleados estava "doidão" no dia do crime.

Em depoimento, os dois réus afirmaram que não tiveram nenhuma participação nos crimes. Rodney disse que é conhecido como Robocop por ter uma vida policial de intenso combate ao crime, digna do personagem do filme que leva o mesmo nome. Quando questionado sobre o medo que as pessoas têm dele, disse que era temido por bandidos e não por colegas de farda.

O réu negou envolvimento com tráfico, dizendo que cinco operações policiais foram feitas na sua casa, sem que fosse apreendida qualquer quantidade de drogas. Disse que no dia do crime não estava armado, porque estava para se aposentar e havia deixado a arma no batalhão onde era lotado.

Rodney afirmou no júri que era atirador de elite da PM, por isso não atiraria no pé ou na panturrilha das vítimas, conforme consta na denúncia do Ministério Público. Ele ainda contou que estava em casa no dia das tentativas de homicídio.

O irmão dele, Robert, também negou a denúncia do MP. Afirmou que estava tomando um caldo na casa da mulher, quando ocorreram os tiros contra as duas vítimas. Robert contou que um dos baleados já havia sido preso por Rodney em outra oportunidade. O réu aproveitou para se defender, dizendo que nunca foi preso por tráfico de drogas e que foi absolvido por outros crimes dos quais foi acusado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)