(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cirurgias eletivas estão suspensas em BH por causa do baixo estoque de sangue

O Hemocentro da capital registrou queda no comparecimento de voluntários na última semana e enviou aos hospitais comunicado de suspensão de procedimentos até segunda-feira, dia 19


postado em 16/05/2014 08:38 / atualizado em 16/05/2014 13:07

As cirurgias eletivas, aquelas previamente marcadas, estão suspensas em Belo Horizonte até segunda-feira por causa da redução no estoque do banco de sangue do Hemocentro a capital. A unidade registrou queda no comparecimento de voluntários na última semana e enviou aos hospitais estaduais e municipais comunicado de suspensão de procedimentos marcados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o coordenador da unidade, Marcelo Froes, a ausência dos doadores na unidade resultou em baixa de estoques de maneira crítica. “Para se ter uma ideia, o grupo sanguíneo“O”, Rh positivo – que pode ser transfundido em pacientes de todos os grupos sanguíneos positivos (“A” Positivo, “B” Positivo e “AB” Positivo) -, apesar de ser mais presente na população em geral, está com estoques 90% mais baixo do que o ideal de 15 de maio. Sendo assim, precisamos reservar os 10% para as emergências, por isso o pedido de suspensão de cirurgias eletivas”, alerta o médico.

Ainda segundo dados do Hemocentro de Belo Horizonte, os resultados dos dois dias do Tour do Carinho, ação que está sendo desenvolvida esta semana na Praça Sete até esta sexta-fera também está impactando nos estoques. “Conseguimos efetivar, nos dois dias da campanha, a coleta de 70 bolsas de sangue em média por dia, mas ainda não é suficiente para manter os estoques de segurança”, salienta Froes.

Segundo o coordenador, o Hemocentro de Belo Horizonte pode agendar, ao longo da manhã, entre 7h e 12 horas, de 130 a 150 doações, mantendo sua capacidade de acolher aqueles voluntários que chegam à unidade, com previsão de tempo de atendimento, o que pode facilitar para o cidadão a organização de suas outras atividades.

“O agendamento distribui melhor os horários ao longo do dia, das 7h às 18 horas, diariamente. Para que o hemocentro possa distribuir hemocomponentes e regularizar os procedimentos cirúrgicos programados nos hospitais, precisamos de imediato chegar a 200 (duzentas) coletas por dia, o que ainda não é o bastante para manter os estoques ideais de segurança. Para podermos atender totalmente a demanda das complexidades médicas – cirurgias, ambulatórios e emergências – e mantermos estoques ideais, deveríamos estar coletando 350 bolsas de sangue por dia, independente do período da Copa do Mundo, quando teremos a vinda de turistas para a Capital. É uma situação em que, sem o doador voluntário, não temos como oferecer os diversos grupos sanguíneos necessários para as transfusões. Além do grupo “O” Positivo, todos os grupos negativos estão praticamente zerados no dia de hoje (15/05/14), o que aumenta nossa preocupação e nossas ações administrativas para mobilizar o doador em casa, convidando-o a vir doar sangue”, ressalta Froes.

Um dos hospitais afetados é a Santa Casa. A unidade informou que realiza cerca de 340 cirurgias semanalmente e que apenas seis foram canceladas nesta semana por falta de sangue.As cirurgias agendadas para a semana que vem continuam marcadas e só serão canceladas se não houver, no estoque de sangue do hospital, o tipo compatível necessário para o procedimento.

Hemocentro de Belo Horizonte

Agendamento de doações pelo 155 (opção 8 – Hemominas), de 7 a 18 horas, diariamente, de segunda a sexta-feira. A unidade está na Avenida Alameda Ezequiel Dias, 321, atrás do Parque Municipal. Também atende os voluntários espontâneos, que vão direto ao hemocentro, com previsão imediata do tempo de espera. Recomenda-se o agendamento para agilizar o atendimento e distribuir o fluxo de doadores ao longo do dia.

Caravanas

Aos sábados, o hemocentro recebe caravanas do interior, que podem ser programadas e organizadas com o Setor de Captação de Doadores do hemocentro, pelos telefones 3768 4516 / 4517 e pelo e-mail hbh.captacao@hemominas.mg.gov.br.

Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek: Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505, bairro Araguaia

Posto de Coleta Estação BH (Estação Vilarinho do Metrô): Av. Cristiano Machado 11.833 – loja 4002 B, bairro Vila Clóris

(Com informações do Hemominas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)