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Estado de Minas

Delegacia virtual vai estrear com registros de boletins sobre acidentes de trânsito sem vítima

A partir do dia 30 de abril, o cidadão poderá usar o serviço que ainda está na fase piloto em Minas


postado em 26/03/2014 10:02

A partir do dia 30 de abril, o cidadão que se envolver em acidentes de trânsito sem vítima já poderá fazer o boletim de ocorrência pela internet, por meio de um registro eletrônico. O anúncio foi feito pela superintendente de Informações e Inteligência Policial de Minas Gerais, delegada Yucari Myata, durante audiência pública que discutiu, na terça-feira, a implementação da delegacia virtual no estado. O assunto foi debatido pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De acordo com a delegada, além do acidente de trânsito sem vítima, que é a primeira modalidade de ocorrência que poderá ser registrada no âmbito da delegacia eletrônica, outros cinco tipos de registro de ocorrência serão implementados até o final de 2014: perda ou extravio de documentos e de material; dano; pessoa desaparecida e pessoa localizada. Segundo Yucari, essas seis modalidades somam 24% do total de ocorrências registradas em Minas Gerais.

A expectativa com a implantação da delegacia virtual é, de acordo com a delegada, a desoneração dos policiais - que poderão atuar prioritariamente em suas atividades finalísticas -, a economia de insumos no âmbito da delegacia e a maior acessibilidade e agilidade de atendimento. Yucari também explicou que em 2008 teve início o planejamento estratégico e o mapeamento dos processos que precisavam ser otimizados no âmbito da polícia.
Modelo foi implementado em São Paulo há 14 anos

Há 14 anos em funcionamento, a delegacia eletrônica de São Paulo é considerada um serviço de extrema importância para o estado, na avaliação da delegada e coordenadora da delegacia, Adriana Sampaio Liporoni. Segundo ela, a delegacia virtual atende, atualmente, uma média diária de 6 mil pessoas e a expectativa é de que sejam realizados até o final do ano 2,2 milhões de atendimentos. Em 2013, de acordo com a delegada, 1,4 milhão de pessoas foram atendidas no âmbito da delegacia e em 2014, até o momento, 350 mil atendimentos já foram registrados.


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