(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio atinge cama de Dona Beja dentro de casarão onde funciona museu

Bombeiros acreditam que curto-circuito na rede elétrica tenha provocado faíscas e as chamas que atingiram cama da famosa Anna Jacinta


postado em 14/02/2014 11:45 / atualizado em 14/02/2014 11:52

Imagem da cama de Dona Beja antes do incêndio de quinta-feira (foto: Marcos Michelin/Estado de Minas - 23/01/2006 )
Imagem da cama de Dona Beja antes do incêndio de quinta-feira (foto: Marcos Michelin/Estado de Minas - 23/01/2006 )

Um susto na tarde de quinta-feira em Araxá, no Alto Paranaíba. Um pequeno incêndio atingiu um quarto do Museu Dona Beja, construção do século 19 onde morou a lendária personalidade. Segundo Corpo de Bombeiros, tudo indica que o curto-circuito na rede elétrica tenha provocado faíscas e as chamas que atingiram cama da famosa e bela Anna Jacinta, mulher de hábitos pouco convencionais que virou tema de novela.

Conforme os militares, o fogo foi contido por dois funcionários do museu que usaram extintores. Quando a corporação chegou, por volta de 17h30, atuou apenas no rescaldo do incêndio. De acordo com os bombeiros, as lâmpadas da casa estão com problema e ficam piscando mesmo estando desligadas, o que levantou a suspeita de curto-circuito. Apenas a cama e o estrado foram destruídos.

O museu fica na parte antiga de Araxá e é patrimônio tombado. O casarão colonial virou museu em 1965 quando foi comprado por Assis Chateaubriand. No museu estão roupas, móveis, utensílios de cozinha e fotos de sua lendária figura. Ana Jacinta viveu uma paixão pelo fazendeiro Manuel Sampaio e foi vítima de um sequestro pelo ouvidor do rei Joaquim Inácio Silveira da Motta.

 

O casarão colonial virou museu em 1965 em Araxá(foto: Auremar de Castro/Estado de Minas - Abril/2001)
O casarão colonial virou museu em 1965 em Araxá (foto: Auremar de Castro/Estado de Minas - Abril/2001)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)