(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Católicos fazem protesto para pedir retorno de missa das 11h celebrada por frei Cláudio

Inconformado, o grupo de católicos promete ir ''até o papa Francisco'' para ter de volta o culto e o religioso ao altar


postado em 02/02/2014 14:00 / atualizado em 02/02/2014 14:15

Mais de 200 pessoas participaram, na manhã deste domingo, de forma pacífica, de uma manifestação diante da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Bairro do Carmo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, pelo retorno da tradicional missa das 11h celebrada pelo frei Cláudio van Balen. O culto, nesse horário, está suspenso por tempo indeterminado pela Arquidiocese de Belo Horizonte e Província Carmelita de Santo Elias, ordem responsável pelo templo cinquentenário. Inconformado, o grupo de católicos promete ir “até o papa Francisco” para ter de volta o culto e o religioso ao altar.

No domingo passado, a missa das 11h foi impedida de ser realizada por um grupo de fiéis que, inconformado com a ausência de Frei Cláudio, vaiou sacerdotes, bateu boca com outros católicos e protestou com gritos. A confusão exigiu a presença da Polícia Militar e teve, como resposta, a suspensão da missa e também afastamento do carmelita das missa das 19h30, da sexta-feira. Frei Cláudio não estava presente ao protesto e, segundo pessoas ligadas à paróquia, passava o domingo Sete Lagoas, na Região Central. Em entrevista ao Estado de Minas na quarta-feira, ele explicou que não estava em Belo Horizonte nem “incitou” o grupo a protestar contra a sua ausência na missa que, conforme o pároco Evaldo Xavier, era de ação de graças para apresentar o novo titular da paróquia e anunciar a sua eleição como superior da ordem dos carmelitas para Sul de Sudeste do país.

Nesta segunda-feira será definida a situação de frei Cláudio na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Ontem, depois de uma reunião, os superiores da Ordem Carmelita fizeram uma proposta ao religioso – o teor completo não foi revelado – que, em resumo, conforme apurou o Estado de Minas, permitirá a permanência de van Balen na capital, embora sem exercer qualquer função na Igreja do Carmo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)