(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Exterminador de cães" volta a agir e mata mais de 20 animais em Rio Paranaíba

A suspeita é de que os animais estão sendo mortos com carne envenenada. No ano passado, pelo menos 200 cachorros e gatos foram exterminados da mesma forma


postado em 17/01/2014 16:06 / atualizado em 17/01/2014 20:03

Cães foram encontrados mortos nas ruas de Rio Paranaíba(foto: Miller Mesquita / Facebook / Reprodução)
Cães foram encontrados mortos nas ruas de Rio Paranaíba (foto: Miller Mesquita / Facebook / Reprodução)

Após alguns meses de tranquilidade, moradores da cidade de Rio Paranaíba, região do Alto Paranaíba, voltam a pedir socorro devido ao envenenamento de cães e gatos. Os primeiros casos foram registrados em maio do ano passado e duraram três meses. Neste período, pelo menos 200 animais foram mortos após ingerir pedaços de carne com chumbinho. Desta vez, os casos começaram a ser novamente registrados na manhã de quinta-feira.

"Uma cliente minha me ligou, estava perto do posto de saúde, para socorrer um cachorro envenenado. Depois me informaram que não tinha só aquele, tinha mais. Fui olhar e me deparei com um monte de cachorros. Publiquei na internet para ser um jeito de a gente correr atrás", explica o zootecnista Miller Mesquita, que trabalha em uma pet-shop da cidade e também atuou no atendimento aos cães no ano passado. Ele localizou cerca de 20 animais somente ontem, publicou as fotos na internet e registrou um boletim de ocorrência. As imagens foram compartilhadas no grupo da Associação dos Defensores do Meio Ambiente (Adama), onde os membros relatam outros casos de animais mortos.


"Gente sinto muitíssimo, mas não vou mais precisar da ajuda de vocês para a cirurgia da minha gatinha, "o nosso querido" matador de animais resolveu o problema! Ontem a meia noite minha gatinha quis sair um pouco e não voltou. Hoje pela manhã encontrei ela morta na varanda da minha casa!", desabafou pela rede social uma usuária identificada como Vivian Raniere. No dia 14 de janeiro, ela havia usado a mesma comunidade, pedindo ajuda de outros usuários para que a gata fosse operada de um câncer.

Nesta sexta-feira, o zootecnista atendeu dois cães com sintomas de envenenamento, que foram medicados. Uma pessoa que não quis se identificar informou que pedaços de carne com veneno foram atirados na porta da casa de um parente, que perdeu um cachorro porque ele comeu o alimento.

Segundo Mesquita, existe um boato de que os responsáveis pelo veneno seriam um casal que teria circulado pela cidade em um carro prata com vidros escuros. Ele ressalta que Rio Paranaíba tem pouco mais de 10 mil habitantes e as pessoas têm medo de denunciar, o que prejudica a identificação dos possíveis autores. No ano passado a Adama chegou a oferecer uma recompensa em dinheiro para quem denunciasse o "exterminador de cães", mas não teria obtido retorno.

Mesquita explica que os locais onde os animais foram encontrados são os mesmos do ano passado. Cães e gatos foram mortos nos bairros Alto Campo, Cristo, São Cristóvão e Novo Rio. A maioria dos animais é de rua, mas alguns moradores têm o hábito de deixar seus animais fora de casa, o que aumenta a vulnerabilidade.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Paranaíba, Jader Rocha, não foi encontrado pelo em.com.br para comentar sobre o caso. A reportagem também tentou contato com o delegado responsável pelas investigações na cidade, mas sem sucesso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)