(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara vai apreciar operação no Isidoro

Projeto que autoriza construção de moradias de interesse social em área no Vetor Norte de Belo Horizonte será submetido à votação no Legislativo Municipal ainda esta semana


postado em 15/12/2013 00:12 / atualizado em 15/12/2013 07:16

Álvaro Fraga

 

Projeto prevê a preservação da área, com parque ecológico com 2,8 milhões de metros quadrados (foto: Divulgação)
Projeto prevê a preservação da área, com parque ecológico com 2,8 milhões de metros quadrados (foto: Divulgação)
A Câmara Municipal de Belo Horizonte vota em primeiro turno esta semana o Projeto de Lei nº 859, do Executivo, que cria a Operação Urbana BH Morar, autorizando o município a construir 19,4 mil unidades habitacionais de interesse social no Isidoro e em Capitão Eduardo, na Região Norte da capital. O projeto prevê a construção de 19,4 mil moradias populares pelo programa Minha casa, minha vida, do governo federal, sendo 13,4 mil no Isidoro e 6 mil em Capitão Eduardo. Além das moradias, o projeto estipula a construção de creches, escolas, centros e postos de saúde, áreas de lazer e terminais de transporte coletivo.

 A urbanização do Isidoro foi aprovada em 2010, com o objetivo de ocupar de forma ordenada a maior área remanescente de Belo Horizonte, hoje foco de invasões e de ações que ameaçam o meio ambiente. No projeto em apreciação na Câmara Municipal, foi definido que das 13,4 mil unidades residenciais a serem construídas no local, 11,2 mil serão destinadas à Faixa 1 do Minha casa, minha vida, beneficiando pessoas com renda familiar máxima de até três salários mínimos. As 2,2 mil unidades restantes serão destinadas à Faixa 2 do programa, para pessoas com renda familiar de três a seis salários mínimos. Em Capitão Eduardo, as 6 mil moradias serão destinadas à Faixa 1 do Minha casa, minha vida.

A área do Isidoro, com 9 milhões de metros quadrados, está situada na divisa de Belo Horizonte com Santa Luzia, num ponto estratégico do Vetor Norte, novo polo de desenvolvimento da cidade. O projeto urbanístico foi feito pelo escritório de arquitetura de Jaime Lerner, com destaque para um parque ecológico com 2,8 milhões de metros quadrados, que será a segunda maior área verde da capital, ficando atrás apenas do Parque das Mangabeiras. A região recebeu este nome por ser cortada pelo Córrego do Isidoro, afluente do Rio das Velhas

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL Os prédios vão ocupar 32% dessa área, com a garantia de preservação ambiental dos 68% restantes. Os prédios foram projetados de acordo com as exigências do Minha casa, minha vida, que define padrões de material, acabamento e acessibilidade para os moradores. As unidades terão um baixo índice de densidade, justamente para assegurar a ocupação ordenada do Isidoro. A construção das unidades habitacionais vai suprir aproximadamente 30% da demanda total do Minha casa, minha vida em Belo Horizonte e deverá estar concluída em 2016. O projeto já foi aprovado pelo Ministério das Cidades e o agente financiador será a Caixa Econômica Federal (CEF).

Principais obras de infraestrutura

>> Construção de 10 creches com capacidade para pelo menos 1.260 crianças de até 6 anos
>> Construção de cinco escolas de ensino fundamental com capacidade para pelo menos 4.202 alunos
>> Construção de uma escola de ensino médio com 15 salas e capacidade para 1.620 alunos
>> Construção de quatro centros de saúde, cada um com área mínima de 1 mil metros quadrados
>> Construção de duas academias da cidade, integradas às áreas dos centros de saúde
>> Reserva de área de 5.000 metros quadrados para implantação de uma unidade de Pronto Atendimento (UPA)
>> Construção de dois espaços BH Cidadania, cada um com capacidade de atender até 6.000 famílias
>> Construção de uma Estação de Integração de Transporte Coletivo
>> Reserva de área de 3.000 metros quadrados para implantação de Área Integrada de Segurança Pública


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)