(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores fazem ato em Sete Lagoas contra o fechamento das Apaes

Emenda no projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) quer transferir os alunos excepcionais para as escolas comuns


postado em 09/11/2013 12:23 / atualizado em 09/11/2013 13:49

Prefeito de Sete Lagoas Márcio Reinaldo faz pronunciamento durante o evento(foto: Lô Hermes/Prefeitura de Sete Lagoas)
Prefeito de Sete Lagoas Márcio Reinaldo faz pronunciamento durante o evento (foto: Lô Hermes/Prefeitura de Sete Lagoas)

Centenas de pessoas se reuniram na Praça da Feirinha, em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, em um ato contra uma emenda do projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) que pretende fechar as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de todo país. A proposta pretende transferir todos os alunos excepcionais para as escolas comuns. O texto já foi aprovado por algumas comissões do Senado.

Políticos compareceram ao ato neste sábado(foto: Lô Hermes/Prefeitura de Sete Lagoas)
Políticos compareceram ao ato neste sábado (foto: Lô Hermes/Prefeitura de Sete Lagoas)
Para o secretario adjunto de Cultura de Sete Lagoas, Alan Keller, as instituições de ensino não estão preparadas para receber as crianças com necessidades especiais. “As Apaes têm uma estrutura para cada tipo de ação, com especialistas em cada área. Com o fechamento, elas terão um grande prejuízo. Além disso, os alunos não estão prontos para serem inseridos nas escolas particulares e nem as instituições estão preparadas”, afirma.

O evento, chamado de Minas abraça as APAEs, começou as 9h. Centenas de pessoas aproveitaram o dia de sol para brincar, cuidar da saúde, além de protestar contra o fechamento das instituições. “Tivemos várias caravanas que vieram de 21 cidades. Alguns políticos também estiveram presentes, como o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)”, diz Alan Keller.

As pessoas que foram até a Praça da Feirinha puderam contar com serviços ligados a saúde, como aferir a pressão. AS crianças também puderam se divertir em piscinas de bolinhas, cama elástica, pula-pula entre outros brinquedos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)