(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secopa apresenta equipamentos contra ataques terroristas durante a Copa de 2014

Em evento realizado nesta tarde, Gate, Corpo de Bombeiros, Samu e Exército Brasileiro mostraram materiais que serão usados em em Defesa Química, Biológica, Radiológica, Nuclear e Explosiva (DQBRNE).


postado em 05/11/2013 17:14 / atualizado em 05/11/2013 18:02

A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo e os órgãos que integram o Grupo Interinstitucional de Proteção Pública apresentaram, nesta terça-feira, equipamentos do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), Corpo de Bombeiros, SAMU e Exército Brasileiro contra ameaças decorrentes de agentes químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos para reforçar a segurança de Minas Gerais durante os eventos da Copa de 2014.

A demonstração ocorreu durante o Seminário de Instrução Técnica, no auditório da central do SAMU, que terá ciclo de palestras até o fim da tarde de quarta-feira. O Gate apresentou os principais equipamentos utilizados pelo esquadrão antibombas, como o GDA, um detector de gás explosivo, e o raio X, que permite verificar os componentes de artefatos. De acordo com Grupamento, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) fez um investimento de quase R$ 3 milhões em cada estado que será sede da Copa do Mundo.

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apresentou alguns equipamentos e uniformes utilizados quando há contato com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares(QBRN). Segundo o tenente Felipe, os militares possuem um material de proteção nível A (em azul na foto), que conta com um cilindro autônomo interno e totalmente isolado do ambiente externo. Segundo ele, esses uniformes suportam até 150° C e são específicos para atuar em zonas quentes.

As ações de seguranças serão realizadas em conjunto com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDNT), responsável por dar apoio aos órgãos de segurança relativos à medida de radiação. Entre os equipamentos do grupo, estão detectores utilizados pelo Gate, como o Pager, por exemplo, que indica a presença de radiação e também foi utilizado na Copa das Confederações.

O médico cirurgião-geral José Eduardo Magri Júnior, gerente geral do Samu de BH, destacou a integração e o trabalho em equipe, alegando que a entratégia de entrar numa cena com segurança para atender às vítimas vem do Exército, das Forças Armadas brasileiras e do Gate. Além disso, reforçou que eles contam, ainda, com a equipe aero-médica do Samu que integra o batalhão de operações aéreas, e um militar do Corpo de Bombeiros na central de regulação 24 horas por dia.

Segundo a Secopa, No país, Minas se destaca na preparação de suas forças de segurança para a realização da Copa do Mundo da Fifa 2014. Além de contar com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), estrutura de segurança que também foi utilizada durante a Copa das Confederações, realizou o primeiro simulado entre as 12 sedes contra atentados terroristas, em junho deste ano. Cerca de 80 profissionais do Exército e Corpo de Bombeiros simularam uma situação de risco com a presença de vítimas contaminadas por elementos químicos.
(foto: Secopa/Divulgação )
(foto: Secopa/Divulgação )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)