
O frio parece que chegou para ficar em BH. A capital mineira registrou queda na temperatura máxima nesta terça-feira e atingiu o menor patamar do ano, 18,5º C. O recorde havia sido registrado em 3 de julho, quando os termômetros marcaram 19º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de que o tempo volte a ficar quente na próxima quinta-feira. No fim de semana em que se comemora o Dia das Crianças e o de Nossa Senhora da Aparecida, não há previsão de chuva. As temperaturas baixas atingem boa parte do estado e em Monte Verde, na região Sul do Estado, os termômetros chegaram a marcar 7,5ºC..
A queda de temperatura no mês de outubro não é comum. O frio é provocado por uma massa de ar polar que migrou do Sul do Brasil para a região Sudeste do país. “O mês praticamente começou com a atuação de uma frente fria que está cobrindo o sol e bloqueando a radiação solar. Isso faz a temperatura se manter baixa”, explica o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O frio deve permanecer até quinta-feira, quando o sol volta a aparecer. “ A frente fria deve ser empurrada para o Norte de Minas. Os dias devem ter céu mais limpo e a previsão é de aumento da temperatura. Durante o feriado, não há previsão de chuva para nenhuma região do estado. A temperatura deve seguir em elevação e o tempo seco deve seguir até segunda-feira”, afirma o meteorologista.
Tempo no interior
A menor temperatura registrada em Minas Gerais nesta terça-feira foi novamente em Monte Verde (Camanducaia), na Região Sul, onde os termômetros marcaram 7,5ºC. De acordo com o meteorologista Adelmo Corrêa, do Centro de Climatologia Tempo Clima PUC Minas, o frio também deve permanecer no interior do estado. “Teremos baixas temperaturas no Sul, Zona da Mata e região Central até quinta-feira”, afirma.
Nessas regiões também poderemos ter chuva nesta quarta-feira. “Porém, serão apenas chuviscos mesmo. Na quinta-feira, tem possibilidade de chuva no Leste, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha”, comenta.
