(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas terá dois novos radares meteorológicos para prevenção de temporais

Os equipamentos serão instalados em São Francisco, Norte de Minas e Almenara, Vale do Jequitinhonha. A Semad também apresentou hoje o Atlas de Vulnerabilidade a Inundações que aponta os trechos de risco em bacias hidrográficas de Minas


postado em 02/10/2013 12:17 / atualizado em 02/10/2013 12:31

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) anunciou nesta quarta-feira a instalação de dois novos radares meteorológicos em São Francisco, Norte de Minas e Almenara, Vale do Jequitinhonha. Os equipamentos vão começar a funcionar em fase de testes em dezembro deste ano, mas oficialmente servirão para alertar sobre possíveis temporais no período 2014/2015.

O anúncio aconteceu durante a apresentação do Atlas de Vulnerabilidade a Inundações preparado pela Semad. A pesquisa apontou que Minas Gerais tem 1.518 pontos inundáveis relacionados em rios e córregos, sendo que 236 trechos são considerados críticos. O levantamento vai ajudar no monitoramento desses pontos onde há alto risco de inundações, principalmente no período chuvoso.

O atlas apresenta, por meio de mapas, as áreas perigosas tentando facilitar a criação de alternativas e ações que minimizem efeitos negativos em zonas rurais e urbanas de Minas Gerais. Com o levantamento é possível apontar terrenos onde não devem ser instaladas novas construções, por exemplo. O atlas servirá também para a seleção das áreas prioritárias no estabelecimento de recomendações e ações de controle de enchentes.

Entre os rios com pontos perigosos estão o Rio das Velhas, Paraopeba, Verde, Piracicaba, Manhuaçu, Suaçuí Grande, entre outros.

Seminário Emergência Ambiental

Acontece a partir de hoje o Seminário Emergência Ambiental, organizado pela Semad e pela Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2 Minas). O encontro abordará neste ano “A questão do risco ambiental em Minas Gerais – da prevenção à resposta às emergências e outros eventos críticos”.

O objetivo da reunião é proporcionar a troca de informações com os diversos segmentos nas atividades de produção, armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos, com temas relacionados às ações de prevenção e experiências no atendimento aos acidentes ambientais, bem como a gestão de riscos a eles associados, de forma a garantir a prevenção e um melhor controle das atividades do setor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)