(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumento da violência faz diretor fechar maior escola municipal em Contagem

Aproveitando buracos feitos no muro da instituição de ensino, dezenas de pessoas invadem o local para assediar alunas e ameaçar funcionários. Prefeitura vai garantir presença da PM e da Guarda Municipal 24 horas na escola


postado em 25/09/2013 15:15 / atualizado em 25/09/2013 16:03

Cansado de presenciar invasões e ameaças de moradores a Escola Municipal Ápio Cardoso, no Bairro Nova Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o diretor da instituição resolveu suspender as aulas nesta quarta-feira. O muro da instituição de ensino já foi quebrado várias vezes por pessoas da região que aproveitam para aliciar estudantes, vender drogas e ameaçar alunos e funcionários. De acordo com o diretor Alberto Araújo, na última semana foram confeccionados 12 boletins de ocorrência. “Se acontece algo com algum estudante a responsabilidade é nossa. Por isso precisamos de segurança para trabalhar”, desabafou.

O clima de insegurança na escola, que tem 46 turmas, 1.450 alunos e é considerada a maior Escola Municipal da cidade, já se estende há mais de oito meses. O muro que cerca o imóvel está condenado pela Defesa Civil. Por causa disso, algumas pessoas da região aproveitam para fazer buracos e entrar no local. “A gente está com uma queda de braço com alguns elementos da comunidade. Eles entram na escola, ficam aliciando as meninas, ameaçando funcionários. Desconfiamos que eles também têm a intenção de vender drogas, pois várias vezes já os flagramos consumindo entorpecentes na rua”, explica o diretor.

Na última segunda-feira, um grupo de 20 pessoas entrou na instituição de ensino durante o intervalo das aulas. O diretor chamou a Polícia Militar (PM), que conseguiu deter aproximadamente 15 jovens, que tentaram fugir. Alberto mostrou a situação do muro da escola para os militares e teve como resposta uma sugestão para fechar o local. “Os policiais deram o conselho e disseram que estávamos correndo sério risco se a situação continuar do jeito que está”, explica o diretor.

Para tentar encontrar uma solução para o problema, o diretor se reuniu nessa terça-feira com a Secretaria Municipal de Educação de Contagem. A pasta se comprometeu a fazer um novo muro e também deslocar a Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM) para fazer a segurança 24 horas da instituição. “Hoje mandamos fechar o buraco mais uma vez, mas agora teremos o reforço na segurança e amanhã devemos retornar as aulas”, disse Araújo.

Em nota, a Prefeitura de Contagem afirmou que a Escola Municipal Ápio Cardoso será reaberta normalmente a partir desta quinta-feira, quando será garantido a presença de guardas municipais e da Polícia Militar durante os três turnos de aulas, na escola e no entorno da instituição. Conforme o documento, a Secretaria de Educação convocará uma reunião com a direção e pedagogos da escola para discutir intervenções visando retomá-la como um espaço de cultura da paz, criando uma rede de proteção social, englobando instituições públicas, religiosas e ONGs.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)