(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineiros e capixabas ganham memorial do Contestado


postado em 14/09/2013 06:00 / atualizado em 14/09/2013 07:13

Dia de festa cívica e cultural, fortalecimento da memória e conhecimento para as novas gerações. Mineiros e capixabas celebram amanhã os 50 anos do fim de um episódio de repercussão nacional ocorrido nas regiões de Mantena, no Vale do Rio Doce, em Minas, e Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. A cerimônia marcada para as 10h, na comunidade do Bananal, divisa entre os dois estados, terá a presença dos governadores Antonio Anastasia (MG) e Renato Casagrande (ES). Na oportunidade, será inaugurado o Memorial do Contestado, que consiste num monumento de granito maciço, em forma de pirâmide, com nove metros de altura, tendo no alto uma pomba de aço que simboliza o fim do conflito.

A Guerra do Contestado terminou em 15 de setembro de 1963, quando, depois de décadas de litígio, Minas e Espírito Santo, pelas mãos dos então governadores Magalhães Pinto (MG) e Lacerda de Aguiar (ES), assinaram o acordo de paz. A discórdia começou no início do século passado e seis décadas depois as relações entre os dois estados atingiram o auge do estremecimento, quase resultando em conflito armado.

Segundo um dos coordenadores do evento, Wilson Guedes, o monumento cinquentenário continuará de pé. “Para a construção do memorial, a área foi toda urbanizada, com motivos que lembram os dois estados: de um lado, há alusão às montanhas de Minas, e do outro, as ondas do mar capixaba. “Até mesmo as cores do piso de toda a praça remetem às duas unidades da Federação”, diz Wilson Guedes.

Para envolver toda a comunidade, a Prefeitura de Mantena fez uma programação prévia iniciada em 7 de setembro e com término hoje. Dessa forma, 25 escolas e entidades desfilam pelo Centro da cidade, sempre às 18h, cada uma recriando um aspecto do conflito. No domingo, explica Guedes, serão montadas 10 tendas no Bananal, com mobiliário da época, para que os visitantes tenham noção de como eram aqueles tempos. “Conseguimos até uma radiola para tocar os discos de sucesso em 1963, entre eles Altemar Dutra”, afirma Guedes, lembrando que foram convidados antigos combatentes.

Uma exposição com fardas e armas e outros objetos dos anos de guerra, ao lado de vídeos, vai ajudar a contar a história do Contestado. Durante a solenidade de amanhã, o governador Antonio Anastasia vai receber o título de Cidadão Mantenense e Renato  Casagrande de Cidadão de Barra de São Francisco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)