(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM traça estratégias para evitar tumultos em manifestações no 7 de Setembro

Comemorações em Brasília (DF) deverão atrair cerca de 50 mil pessoas


postado em 03/09/2013 06:00 / atualizado em 03/09/2013 06:43

As comemorações do 7 de Setembro em Brasília (DF) deverão atrair cerca de 50 mil pessoas no sábado. A festa custará R$ 829 mil aos cofres públicos, valor que supera em R$ 30 mil a de 2012, porém menor do que os de anos anteriores. Além das comemorações militares, o Eixo Monumental deverá registrar protestos contra a corrupção e a impunidade, que estão sendo organizados nas redes sociais. Em Minas Gerais, este ano o foco da Polícia Militar vai além da organização dos desfiles, já que há uma maior preocupação em garantir a segurança de quem for assistir ao ato cívico, principalmente em Belo Horizonte.

Ontem o comando da PM se reuniu no fim da tarde para discutir as estratégias de ação. O coronel Antônio Carvalho, chefe do Comando de Policiamento Especializado, confirmou que estão sendo analisadas várias possibilidades, tendo em vista os recentes protestos em todo o país. Segundo ele, nas redes sociais o que se percebe são manifestações cívicas, positivas, sem qualquer ameaça. "Estamos muito mais atentos, pois não é só no estado, mas no Brasil, no mundo, houve uma mudança na forma de protestar", explicou.

Para Carvalho, o 7 de Setembro em Minas será marcado pelo civismo social. "Será uma data de manifestação da sociedade como um todo. O desfile militar e de civis faz parte do calendário nacional, é um ato cívico. Há aquela parte da sociedade que está descontente e, no contexto democrático, tem seu direito de protestar, como vem ocorrendo há anos com o Grito dos Excluídos. O que não podemos é permitir ações que coloquem em risco a integridade física das pessoas, principalmente, considerando o grande número de crianças que participam do desfile e assistem a ele".

MUDANÇAS Os protestos dos últimos dois meses em várias cidades do país fizeram com que o Palácio do Planalto e o Ministério da Defesa mudassem o roteiro tradicional do desfile em Brasília. Uma das medidas adotadas foi reduzir o tempo da apresentação em cerca de uma hora para evitar maior exposição de autoridades políticas, principalmente da presidente Dilma Rousseff.

Este ano, 18 mil metros lineares de grade de segurança de metal com 1,10m de altura serão instalados ao longo do Eixo Monumental. Nas edições passadas, o total gradeado não ultrapassou 14 mil metros. As alterações na programação são preventivas, diante de publicações nas redes sociais que convidam a população para protestar contra causas diversas. No mesmo dia do desfile, previsto para ocorrer na manhã de sábado, a Seleção Brasileira enfrenta a Austrália no Estádio Mané Garricha, às 16h. Segundo integrantes do setor de segurança responsável pelos eventos, o momento cívico é mais preocupante do que a partida de futebol.

Com uma pauta ampla de reivindicações, o grupo intitulado Anonymous planeja pelas redes sociais atos de protesto em 140 cidades brasileiras durante o 7 de Setembro. A manifestação está sendo organizada pelas redes sociais. Segundo o Facebook, até ontem cerca de 370 mil pessoas haviam confirmado presença. Na página do evento são exibidos links para as manifestações locais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)