(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prêmio Encontro Gastrô seleciona campeões da culinária mineira


postado em 24/08/2013 06:00

Cerca de 2 mil pessoas, em clima de confraternização, prestigiaram a grande festa da gastronomia mineira, o prêmio Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade 2013, promovido pela revista Encontro em parceria com os Diários Associados, na Serraria Souza Pinto, no Centro de BH, na noite de quinta-feira. Os 50 jurados, formados por empresários, artistas, profissionais liberais, políticos, entre outros segmentos, foram divididos em quatro grandes categorias: Diversão, Lanches e Guloseimas, Restaurantes (subdividida em Alta Gastronomia, Boa Mesa e Sabores Regionais) e Profissionais. Eles escolheram os 39 vencedores.

A lista dos concorrentes foi elaborada com base nos estabelecimentos que se destacaram nos últimos cinco anos. Também participaram os leitores da revista Encontro, pela internet, num total de mais de 212 mil votos. O grande vencedor da noite, que já se destacou em edições anteriores da Gastrô, foi o Restaurante Taste-Vin, especializado em culinária francesa, do chef Rodrigo Fonseca, com cinco prêmios. “É um grande reconhecimento pelos nossos 25 anos de trabalho. Sempre tivemos o propósito de servir da melhor maneira possível os nossos clientes, boa comida e uma carta de vinhos da melhor qualidade. Os prêmios nos enchem de orgulho e alegria”, disse Rodrigo.

ALTO NÍVEL

Para o governador Antonio Anastasia, que entregou a Rodrigo Fonseca o Prêmio de Melhor Restaurante do Ano, a culinária mineira se destaca não só no Brasil, como em nível internacional. “ Uma festa como esta tem o dom não só de consagrar ainda mais os talentos já conhecidos, como revelar novos. Além do mais, a nossa gastronomia participa ativamente da cadeia econômica de Minas, gerando empregos e divulgando o nome do estado. Nossos chefs são muito criativos. Eles têm a capacidade não só de preservar os valores tradicionais da nossa culinária, como também, a partir dela, reinventar sabores”, disse o governador.

O diretor-presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, afirmou que o encontro vem se superando a cada ano. “Sobretudo desta vez, em que fizemos uma homenagem à gastronomia mineira, já conhecida em várias partes do mundo. Por perceber isto, os Diários Associados deram todo o apoio à iniciativa. A culinária mineira é uma grande fonte de receita econômica e cultural para o estado”, destacou.

O diretor-executivo dos Diários Associados, Geraldo Teixeira da Costa Neto, lembrou que há 10 anos os Associados iniciaram um projeto bem-sucedido, o de mapear a gastronomia mineira, por meio do Sabores de Minas. “O encontro Gastrô é uma evolução deste projeto, que se consagra em uma noite tão especial como esta”, disse.

Ao agradecer os presentes, o diretor da Encontro, André Lamounier, afirmou que o evento foi realizado com muito carinho, com o intuito de homenagear a gastronomia mineira. “Ela hoje se destaca não só em nível nacional, como em várias partes do mundo”, disse. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, foi representado pelo vice-prefeito, Délio Malheiros.


OS GRANDES VENCEDORES
O prêmio Encontro Gastrô foi dividido nas categorias Diversão, Lanches e Guloseimas, Restaurantes e Profissionais e Melhor Restaurante e Restaurante Revelação

 

MELHOR RESTAURANTE
» Taste-Vin

RESTAURANTE REVELAÇÃO
» Glouton

DIVERSÃO
» Bar/Botequim: Djalma Mercearia Gourmet
» Boteco: Agosto Butiquim
» Choperia: Albano's
» Pra Dançar: Clube Chalezinho
» Pra Paquerar/Pra Divertir: Live Rock
» Bar Novidade do Ano/Diversão: Na Mata Café

LANCHES E GULOSEIMAS
» Bufê de Festa: Rullus Buffet
» Cafeteria: California Coffee
» Chocolateria: Fany Bombons
» Lanchonete/Confeitaria: Boca do Forno
» Padaria: Boníssima
» Sanduicheria: Marietta
» Sorveteria: Alessa Gelato & Caffè
» Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas: A Favorita Buffet

RESTAURANTES - ALTA GASTRONOMIA
» Bistrô: Ah!Bon
» Carne/Parrilla: La Victoria
» Carta de Vinhos: Taste-Vin
» Cozinha Contemporânea: A Favorita
» Francês: Taste-Vin
» Italiano: Vecchio Sogno
» Peixes/Frutos do Mar: Alguidares


RESTAURANTES - BOA MESA
» Bufê de Self-Service: Restaurante do Inhotim (Oiticica)
» Churrascaria: Fogo de Chão
» Cozinha Light/Salada: Néctar da Serra
» Pizzaria: Marília Pizzeria
» Restaurante de Hotel: Amadeus (Royal Savassi)
» Restaurante Tradicional: Cantina do Lucas

RESTAURANTES - SABORES REGIONAIS
» Cantina/Trattoria: Provincia di Salerno
» Cozinha do Mundo: Bangkok Royal Thai Cuisine
» Japonês: Udon
» Cozinha Mineira: Xapuri
» Cozinha Portuguesa: Restaurante do Porto

PROFISSIONAIS
» Melhor barman: Felipe Costan (Na Mata Café)
» Melhor chef: Rodrigo Fonseca (Taste-Vin)
» Chef revelação: Leonardo Paixão (Glouton)
» Melhor maitre: Robson Freitas (A Favorita)
» Melhor sommelier: Denis Marconi (Taste-Vin)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)