
Policiais foram ao local após receber denúncias da caça e comércio dos animais. Foram encontrados no local 30 canários-da-terra e dois trinca ferro, todos sem anilhas e permissões do órgão ambiental. Também foram encontradas armadilhas, transportes e rede para caça de animais silvestres.
Por pertencerem à fauna local e apresentarem indícios de captura recente, os animais foram soltos no próprio sítio, na presença de testemunhas.
'Operação Bastardos'
Nesta quarta-feira, agentes da Polícia Federal deflagraram uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em fabricar e comercializar anilhas falsas de identificação de pássaros.
Ao todo, cerca de 70 policiais federais e 15 fiscais do Ibama participam da Operação para cumprir 15 mandados de busca e apreensão em Taguatinga (Distrito Federal); Padre Bernardo (Goiás); Uberaba e Uberlândia (Minas Gerais); Franca e Ribeirão Preto (São Paulo); e Vitória, Vila Velha e Cariacica (Espírito Santo). Foi expedido também mandado de prisão preventiva para o fabricante das anilhas, que reside em Goiás.
Durante as investigações, foram apreendidos cerca de 300 canários-da-terra capturados da natureza e sete pessoas foram presas em flagrante. As aves foram encaminhadas ao Ibama para serem reintegradas à natureza.
