
O local, que é o principal acesso à universidade, frequentemente sofre com o problema. Os alagamentos seriam causados pelo córrego Engenho Nogueira, que passa debaixo do câmpus, exatamente na avenida Reitor Mendes Pimentel, que liga a avenida Antônio Carlos à Praça de Serviços. Quando chove, as galerias do córrego não suportam a vazão da água, que acaba jorrando dos bueiros.
Um dos últimos registros graves de danos aconteceu em 2010, durante uma tempestade quando veículos estacionados na avenida foram arrastados pela correnteza que invadiu a via.
Segundo a UFMG, o alerta é divulgado com frequência pelo site. No entanto, a assessoria de imprensa não soube confirmar se a medida por e-mail também é comum. Nas redes sociais, a notícia repercutiu em tom de brincadeira. A assessoria também foi questionada se estão sendo adotados procedimentos para evitar as inundações, mas não respondeu.

Leia o texto na íntegra:
“As condições meteorológicas previstas para hoje (29/05/2013) em Belo Horizonte apontam probabilidade elevada de ocorrência de chuvas de forte intensidade, com a possibilidade de inundações em áreas localizadas do Campus Pampulha. Recomenda-se que não seja utilizada a Avenida Mendes Pimentel para estacionamento de veículos no trecho compreendido entre a FALE e a Praça de Serviços.”
Frio e chuva
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, emitiu um alerta de chuva moderada a forte com raios e vento de até 40km/h válido até a manhã de quinta-feira. A tendência deve seguir durante o feriado. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, a frente fria que chegou na terça-feira deve ficar no estado até sábado. Na Grande BH, a previsão é de chuva desta quarta até sexta-feira.
