(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo lança plano para enfrentamento da Influenza em Minas Gerais

Para evitar que aconteça uma epidemia, como em São Paulo, a Secretaria de Saúde antecipou o lançamento do plano para iniciar as ações preventivas. Em MG, duas pessoas já morreram.


postado em 22/05/2013 13:38

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou, nesta quarta-feira, o plano de enfrentamento às Influenzas A e B em Minas Gerais. Em São Paulo, já são 1,8 mil casos da doença, e 55 mortes. Devido ao grande fluxo de pessoas que viaja entre os dois estados, além da proximidade, o governo resolveu antecipar o início das atividades do programa para evitar uma epidemia. Em Minas Gerais, já foram registrados 14 casos e duas mortes. O pico de contaminação está previsto para ocorrer a partir de julho, com a queda de temperatura.

A SES deve receber do Ministério da Saúde o medicamento Tamiflu, usado no tratamento da doença. Os hospitais serão preparados para receber as vítimas dos casos e as equipes do Centro de Saúde serão treinadas para identificar os sintomas. O ideal é que o medicamento seja usado 48 horas depois do início dos sintomas. A Secretaria orienta que ao apresentar algum sintoma de gripe, principalmente se a pessoa estiver no grupo de risco (idosos, gestantes, crianças de 6 meses até 2 anos, e pacientes diagnosticados com doenças crônicas” deve procurar um centro de saúde ou hospital.

Vacinação

Sobre a última campanha de vacinação contra a gripe no estado, a Secretaria de Estado de Saúde Informou que Minas atingiu 86% de cobertura, mas a meta de 80% de vacinação das gestantes não foi atingida, sendo que 76% das mulheres foram vacinadas. No inverno, a vacina contra a gripe vai continuar disponível para as gestantes e crianças com menos de 2 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)