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Estado de Minas

Promessas que fazem história


postado em 12/05/2013 00:12 / atualizado em 12/05/2013 08:13

Enquanto há projetos que foram para o fundo do baú e ficaram para a história, outros persistem há anos na ordem do dia, mas nem por isso têm a garantia de que sairão do papel. Anel Rodoviário, Rodoanel e metrô estão no topo de uma longa lista de promessas encaradas com desconfiança pela população. Em fase de projetos de engenharia e sondagens, as obras do metrô estão marcadas para começar no ano que vem, depois de mais de 25 anos de espera pela ampliação do sistema em BH. A elaboração do projeto executivo de revitalização do Anel Rodoviário deve ficar pronta em um ano. Já os estudos para a implantação do Rodoanel caminham a passos lentos.

Um termo de compromisso assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o estado delegou ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) a responsabilidade pelo projeto de engenharia do Anel. No valor de R$ 15,5 milhões, o estudo está em elaboração e analisa cerca de 50 intervenções nos 27,3 quilômetros da via entre o Bairro Olhos d’Água e a interseção com a Avenida Cristiano Machado.



O prazo para conclusão dos estudos é maio de 2014. Enquanto as obras não começam, um plano emergencial apresentado pelo estado para aumentar a segurança da via está sob a análise do Dnit. Paralelamente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a futura concessionária da BR-040 ficará responsável pela manutenção, conservação e operação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O leilão para a concessão da rodovia ainda não tem data definida. O contrato será de 30 anos.

Rodoanel

Fundamental para tirar o tráfego rodoviário de dentro de Belo Horizonte e desafogar o Anel Rodoviário, o Rodoanel, nova rota viária da região metropolitana, já teve suspensas várias licitações e agora caminha a passos lentos. Embora não haja nenhum termo de referência assinado ainda, o trecho Norte, que compreende Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim, está sob a responsabilidade do estado, que aguarda propostas de empresas interessadas em elaborar o projeto. Passando por Betim, Ibirité, Nova Lima e BH, o trecho Sul, a cargo do Dnit, teve o estudo de traçado licitado e será concluído no segundo semestre de 2015. Nada foi feito ainda no trecho Leste, que não tem traçado definido. (FA)


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