(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Excesso de carga está na mira da PRF


postado em 01/05/2013 06:00 / atualizado em 01/05/2013 07:11

Veículos que trafegam com excesso de carga nas estradas federais em Minas estão na mira da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em poucas horas de fiscalização, oito caminhões foram parados ontem na BR-381, em São Joaquim de Bicas, na Grande, com 57 toneladas acima do permitido pela legislação. Em alguns casos, os motoristas apresentaram nota fiscal com peso declarado abaixo do aferido pela balança, o que é considerado crime fiscal. Um único caminhão truck foi flagrado com 38 toneladas, bem acima das 23 permitidas.

Em uma semana, a PRF constatou que o excesso de carga circulando em Minas ultrapassou 210 toneladas. Além da multa, que varia conforme o peso em excesso, o Ministério Público Federal (MPF) será notificado para fazer um termo de ajustamento de conduta (TAC) com as empresas transportadoras.

Segundo o policial rodoviário federal Denis Botelho Víctor Luz, o excesso de peso causa problemas como deterioração do asfalto. “A pavimentação é projetada para suportar o peso estabelecido pela legislação. Além disso, causa acidentes com motoristas que caem no buraco e estouram pneus”, disse.

“Quando há excesso, a frenagem não aguenta e ocorrem acidentes”, alerta o policial. A suspensão e a direção dos veículos também são comprometidas. Mesmo sabendo desses riscos, segundo Botelho, muitas empresas insistem em transportar cargas acima do peso permitido. “Além da multa pelo Código de Trânsito Brasileiro, o Ministério Público Federal está considerando crime contra o patrimônio da União”, informou o policial. Na operação de ontem, policiais também apreenderam cinco documentos de certificado de registro e licenciamento de veículo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)