(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornada Solidária: arte para combater pobreza

Aberta ontem à noite, exposição mostra obras que serão leiloadas para fim beneficente


postado em 16/04/2013 06:00 / atualizado em 16/04/2013 07:26

 

Evento patrocinado pelo Estado de Minas foi aberto no Museu Inimá de Paula, no Centro da capital, e vai até o dia 21(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Evento patrocinado pelo Estado de Minas foi aberto no Museu Inimá de Paula, no Centro da capital, e vai até o dia 21 (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Quem gosta de arte e de fazer o bem já conta com uma oportunidade única: a partir de hoje está aberta a exposição das obras doadas para o 13º Leilão de Arte Jornada Solidária Estado de Minas. A mostra, que ontem foi aberta a convidados, pode ser visitada pelo público em geral no Museu Inimá de Paula, na Rua da Bahia, 1.201, no Centro de Belo Horizonte, até o dia 21. O leilão será realizado no dia 23, também no museu. A arrecadação é 100% destinada para melhor a infância e mudar o futuro de centenas de crianças. No evento, bienal, artistas, marchands e galeristas mineiros se unem para ajudar 17 creches e um abrigo da Grande BH, beneficiando 3 mil crianças, por meio de doação das peças de arte. A galerista Leila Gontijo, da Dotart, é parceira do leilão desde a primeira edição. “Participar desse evento é muito importante, porque além de mostrar os artistas mineiros, ajuda a jornada, e isso é perfeito.”

O diretor-presidente do EM, Álvaro Teixeira da Costa, falou do sucesso da iniciativa. “Esse é um evento muito interessante, porque comparecem quase todos os artistas plásticos de Minas. É uma exposição de obras ecléticas, muito ampla, de vários estilos, modelos e tendências das artes plásticas”, assinalou. “No dia do leilão há uma disputa muito grande e interessante. É realmente uma noite agradabilíssima. Em geral todas as obras são arrematadas para atender o nosso apelo, por se tratar de um evento beneficente, que vai amparar todas as creches da Jornada Solidária.”

A presidente da jornada, Nazareth Teixeira da Costa, está otimista com o leilão. “Acho que este ano, com as obras de artista famosos de Minas, vamos arrecadar um bom dinheiro para as crianças. O leilão me emociona, já que além de ser o mais antigo evento da jornada, também tem essa ligação do artista sensível, ajudando o carente. Acho essa ligação muito bacana, muito forte. É a sensibilidade do artista com a possibilidade de ajudar a combater a pobreza. O leilão tem sido bastante produtivo para a gente, em termos de arrecadação.”

Entre as obras doadas estão peças de artistas como José Alberto Nemer, José Bento, Yara Tupynambá, Fernando Velloso, Fernando Lucchesi, Chanina, Marcos Coelho Benjamin, Jayme Reis, Fernando Pacheco, Petrônio Bax e vários outros. São gravuras, desenhos, aquarelas e esculturas de diferentes estilos e técnicas. De acordo com Isabela Teixeira da Costa, coordenadora da Jornada Solidária, este ano serão leiloadas pelo menos 139 peças, sendo 20 esculturas. “Temos algumas curiosidades no leilão deste ano, como um quadro pintado por Jânio Quadros, nosso ex-presidente, em 1966. A obra foi doada pelo presidente da Fundação Inimá de Paula, Paulo Ramiz Lasmar. Temos também aqui uma ala de novos talentos, que são pessoas da sociedade que começaram a pintar e são promissoras, estão fazendo sucesso. Há ainda o Menina do chapéu, bico de pena e nanquim, premiado em mostra na França, tendo sido exposto em cinco cidades dos Estados Unidos, em Budapeste, entre outras. Esperamos cerca de 300 pessoas no leilão, que é aberto ao público em geral.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)