(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Falta d'água em Barbacena vai durar pelo menos dois dias

Abastecimento está cortado desde a tarde de quinta-feira quando houve derramamento de mais de 40 mil litros de óleo diesel no curso d'água


postado em 13/04/2013 16:51 / atualizado em 14/04/2013 10:05

Amostra da água que chegaria nas casas(foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação )
Amostra da água que chegaria nas casas (foto: Prefeitura de Barbacena/Divulgação )
A suspensão de abastecimento de água em Barbacena, município de 130 mil habitantes na Região Central do estado, vai se estender por pelos mais dois dias, segundo o prefeito Antônio (Toninho) Carlos de Andrada (PSDB). Neste sábado, metade da população está sem água e não há previsão para a liberação de captação no Rio das Mortes, principal manancial da cidade.

Os serviços estão interrompidos desde a tarde de quinta-feira, quando houve derramamento de mais de 40 mil litros de óleo diesel no curso d’água. O combustível foi furtado de um oleoduto da Petrobras na região e, depois de ficar atolado numa estrada vicinal com a carreta tanque-bitrem, o motorista Fábio Mendes de Castro, de 38 anos, despejou a carga no rio. Ele foi autuado em flagrante por furto e crime ambiental e levado para o presídio de Barbacena, segundo a Polícia Civil.

De lá pra cá, a população vem driblando a falta d'água, mas a situação piorou neste sábado. “O desabastecimento está se agravando cada vez mais e tudo vai depender das análises que serão feitas na água nas próximas 48 horas. Pode ser que a água nem volte e os técnicos precisem de mais dias", alerta o prefeito da cidade. Na tarde deste sábado, muitos técnicos ambientais trabalham próximos às fontes de contaminação, na vegetação e no solo às margens do rio.

A pedagoga Elizabeth Silva Pereira Pinto mora no centro da cidade e informou que hoje não entrou nenhuma gota água na caixa. “Algumas pessoas ainda têm água em casa e a orientação é continuar economizando. Eu, por exemplo, não estou sofrendo tanto porque enchi muita vasilha, balde e até a máquina de lavar, mas a expectativa para a água voltar é grande”, disse.

Para contornar o problema, 20 caminhões-pipa, num total de 100 mil litros de água, serão distribuídos pela cidade, principalmente em hospitais e escolas. Além disso, a prefeitura informou que a partir de amanhã os caminhões pipas ficarão estacionados nas praças e bairros da cidade para atender a população.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)