(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Captação de água sem prazo para ser normalizada em Barbacena após contaminação de rio

Furto frustrado de combustível da Petrobras terminou em acidente ambiental


postado em 13/04/2013 06:00 / atualizado em 13/04/2013 07:00


Pelo menos a metade da população de Barbacena, município de 130 mil habitantes na Região Central do estado, está sem abastecimento de água por tempo indeterminado. Os serviços de captação no Rio das Mortes, principal manancial da cidade, estão interrompidos desde a tarde de quinta-feira, quando houve derramamento de mais de 40 mil litros de óleo diesel no curso d’água. O combustível foi furtado de um oleoduto da Petrobras na região e, depois de ficar atolado numa estrada vicinal com a carreta tanque-bitrem, o motorista Fábio Mendes de Castro, de 38 anos, despejou a carga no rio. Ele foi autuado em flagrante por furto e crime ambiental e levado para o presídio de Barbacena, segundo a Polícia Civil.

Equipes do núcleo de emergências da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), da Petrobras Transporte (Transpetro) e da Prefeitura de Barbacena trabalharam ao longo de todo dia, ontem, na tentativa de conter o óleo e identificar a extensão dos danos. “O problema é grave e não sabemos quando a captação será retomada. Em caráter preventivo, o sistema está interrompido por mais 24 horas”, disse o prefeito Antônio (Toninho) Carlos de Andrada (PSDB).

Ontem, a água começou a faltar nas torneiras da cidade. Para contornar o problema, 20 caminhões-pipa, num total de 100 mil litros de água, serão distribuídos pela cidade. A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) cedeu o poço artesiano e a Copasa, que opera 40% do abastecimento do município, fornecerá um pouco de água para a rede do Serviço de Água e Saneamento (SAS) da prefeitura.

Além da contenção do óleo com boias, a Feam fez coletas para análise de hidrocarbonetos. “Além dos problemas ao meio ambiente e do comprometimento do abastecimento, há dano à produção agrícola. Vamos apurar as responsabilidades”, afirmou o prefeito. A suspeita da Polícia Civil é de que o motorista Fábio seja integrante de uma quadrilha da Baixada Fluminense que vem praticando esse tipo de furto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)