(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Contaminação em rio após roubo na Petrobras pode deixar Barbacena sem água

A captação de água no Rio das Mortes foi interrompida há mais de 24h. Prefeito da cidade afirma que ainda não há previsão para os trabalhos serem normalizados. Água pode faltar já no fim de semana


postado em 12/04/2013 14:55 / atualizado em 12/04/2013 15:06

Barreiras foram colocadas no rio para conter o combustível(foto: POLICIA DE MEIO AMBIENTE/PMMG POLUICAO EM BARBACENA )
Barreiras foram colocadas no rio para conter o combustível (foto: POLICIA DE MEIO AMBIENTE/PMMG POLUICAO EM BARBACENA )

Os trabalhos para conter 40 mil litros de óleo diesel jogados em um córrego e um rio de Barbacena, na Região Central de Minas, continuam a todo vapor nesta sexta-feira. A prioridade é tentar voltar o bombeamento de água para a população da cidade. O combustível foi tirado de uma válvula do oleoduto da Petrobras e há suspeita de que o furto tenha sido cometido por integrantes de uma quadrilha da Baixada Fluminense que vem praticando esse tipo de crime. Ainda não há previsão para o retorno do abastecimento. Há o risco de que pelo menso metade dos moradores fiquem sem água no final de semana.

O furto do combustível ocorreu no começo da manhã de quinta-feira. Fábio Mendes de Castro, de 38 anos, e seus comparsas, não identificados pela polícia, serraram os parafusos da válvula do duto e encheram os tanques de uma carreta-tanque bitrem, que tem capacidade de 44 mil litros. O veículo de carga ficou atolado em uma estrada vicinal e o motorista decidiu despejar todo o carregamento às margens da via. O líquido acabou caindo no Rio das Mortes. A Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada e conseguiu prender o Fábio, que foi autuado em flagrante por furto qualificado e crime ambiental.

Desde o início da manhã, técnicos da Transpetro e da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) tentam conter o líquido e analisam o impacto ambiental causado. “Fui até o local e vi que óleo na adutora é visivel a olho nu. Os técnicos estão analisando o problema, mas não tivemos ainda um tempo estimado para tudo ser restabelecido”, diz o prefeito Antônio (Toninho) Carlos de Andrada (PSDB).

Carreta usada pela quadrilha para roubar o óleo diesel(foto: POLICIA DE MEIO AMBIENTE/PMMG POLUICAO EM BARBACENA )
Carreta usada pela quadrilha para roubar o óleo diesel (foto: POLICIA DE MEIO AMBIENTE/PMMG POLUICAO EM BARBACENA )
Na estação são captados 80% da água tratada pelo Serviço de Água e Saneamento (SAS) que atende 60% do município. A preocupação do prefeito é que o bombeamento já está a 24hs parado. “O nosso reservatório já está baixando e todo mundo ainda tem água nas caixas d'água. Porém, no fim de semana as pessoas ficam em casa e gastam mais água. Peço que haja o racionamento, pois não sabemos quando tudo será normalizado”, explica Antônio Carlos.

Nos próximos dias, a cidade contará com 20 caminhões-pipas, cedidos pela Copasa, Transpetro, e as prefeituras de Juiz de Fora e São João Del Rey, para abastecer a população. “A escola de cadete da aeronáutica tem um posto artesiano muito grande que foi cedido para recarregar os veículos”, afirma o prefeito.

Enquanto a situação não se normaliza, as autoridades pedem que a população racione água e evite o desperdício.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)