(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dengue recua em Montes Claros


postado em 27/03/2013 11:34

Enquanto em outras cidades de Minas Gerais, a dengue avança, transformando-se numa epidemia, em Montes Claros (Norte de Minas) experimenta um recuou da doença, graças a um trabalho de mobilização e educação dos moradores para se evitar os focos do mosquito transmissor. Em janeiro, foi registrada na cidade a proliferação do vetor da dengue com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 4%. Agora, o índice caiu para 1,8%. Também em janeiro, o município teve um surto da doença, com mais de 2 mil casos notificados, número que caiu para 1.100 casos em fevereiro. Neste mês, os casosa reduziram mais ainda, sendo feitas 300 notificações na primeira quinzena.

“Nos últimos três meses, as ações de combate à dengue foram intensificadas na cidade, com o reforço da limpeza e o recolhimento de pneus velhos. Mas, o trabalho mais importante e que mais surtiu resultado foi a orientação dos moradores para impedir o crescimento dos focos do mosquito Aedes aegypti”, afirma Edvaldo Freitas, chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, foram eliminados cerca de 3.600 do mosquito transmissor situados em lotes vagos e domicílios. Foram recolhidos cerca de 20 mil pneus velhos, destinados à reciclagem para a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que firmou convênio com a prefeitura. “Além disso, reforçamos o trabalho de orientação da população, com ações educativas nas escolas e reuniões comunitárias”, informa o chefe da CCZ.

Por outro lado, ele ressalta que, mesmo com a redução do índice de infestação do Aeds aegypti, não de pode descuidar da vigilância e a população deve ficar atenta para impedir a proliferação do vetor da dengue. “Na Semana Santa, muitas pessoas viajam e há o risco de deixarem focos do mosquito dentro de suas casas. Além disso, com o aumento da circulação de pessoas, também aumenta a possibilidade de transmissão do vírus. Por isso, ao retornarem para a casa, depois da Semana Santa, diante do caso de febre ou qualquer outro sintoma, a pessoa deve procurar o serviço imediatamente”, recomenda Edvaldo Freitas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)